Guerra Colonial & Guiné - O relato da vida de um militar que não foi à guerra nos territórios portugueses de África, entre o sentimento de defesa da pátria e da inutilidade do conflito com os movimentos guerrilheiros
'O PÉ NA PAISAGEM'
De Filipe Leandro Martins
Edição Círculo de Leitores
Lisboa 1992
Livro de capas duras, sobrecapa, com 228 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
"As histórias repetiam-se, apesar de sempre diferentes: ‘Antes de entrar na tropa é tudo muito claro: se for mobilizado não vou. Agora lá dentro, depois destes meses, as coisas já não são assim tão claras…’
Durante catorze anos, muitos milhares de jovens enfrentaram penosamente as suas interrogações face à perspectiva de combater numa guerra que não era a sua, uma guerra em que não acreditavam e que pressentiam desnecessária.
‘Morrer, matar, despedir, medo, saudade, violência, escolha’. Embarque ou deserção ? Terrível dilema, numa altura em que a vida devia prometer projectos em lugar de dúvidas, ousadia em lugar de temores, entusiasmo em lugar de desalento. Em qualquer dos casos, a partidas estava perdida - a escolha era apenas ilusória. Tratados por velhos paquetes com destino a essas terras de África que nunca chegariam a conhecer, ou calcorreando os campos em redor dos postos fronteiriços em busca da liberdade, todos partilhavam de uma mesma angústia: a de estarem adiando, talvez irremediavelmente, um futuro que lhes escapava por entre os dedos."
O Autor:
“FILIPE MANUEL ANJOS LEANDRO MARTINS nasceu em Lisboa, a 28 de Janeiro de 1945.
A partir dos catorze anos de idade, e após curtos estudos, conheceu várias profissões: empregado de escritório, revisor tipográfico, ajudante de laboratório, funcionário judicial, etc.
Em 1967, chamado ao serviço militar, faz o curso de sargentos nas Caldas da Rainha e é destinado pà especialidade de atirador. Mobilizado para a Guiné, escolheram-no para o curso especial de minas e armadilhas.
De Santa Margarida, aproveitando as férias que antecedem o embarque, deserta a 9 de Outubro de 1968 e vai exilar-se na Bélgica. Frequenta a Universidade Livre de Bruxelas com o objectivo de cursar jornalismo, profissão que irá exercer a seguir ao 25 de Abril.
Publicou em 1979 a novela ‘A CAÇA ÀS ROLAS’ e os romances ‘O PÉ NA PAISAGEM’ (1981) e ‘A PELE BRANCA DAS ACÁCIAS’ (1996).“
Do ÍNDICE:
- BOTAS
Discurso do Norberto
- MÃOS
Discurso do tenente Estevão
- CAVALOS
Discurso do Virgílio
- BALAS
Discurso do soldado Fonseca
- ESPOLETAS
Discurso do Raul
- FACAS
Mesa-Redonda
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.