terça-feira, 31 de dezembro de 2019

África & Poesia - 'ANTOLOGIA POÉTICA DA GUINÉ-BISSAU' - AAVV -,Lisboa 1990 - RARO;



África & Poesia - A moderna poesia de expressão portuguesa da Guiné-Bissau


'ANTOLOGIA POÉTICA DA GUINÉ-BISSAU'
AAVV
Prefácio de Manuel Ferreira
Coordenação do Centro Cultural Português em Bissau e da
União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau
Editorial Inquérito
Lisboa 1990


Livro com 264 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.


Da contracapa:
"Perpassam nesta antologia poética motivos e temas como a ideia de África, a solidariedade, a luta contra a solidão, os apelos às energias éticas e sociais, a valorização das raízes originárias, o passado colonial; e, percorre-a, noutro sentido, através da exaltação do amor, da mulher e da criança, a vontade indelével de permanecer e ser integral no tempo da terra libertada.

AMÍLCAR CABRAL - VASCO CABRAL - HÉLDER PROENÇA - AGNELO REGALLA - ANTÓNIO SOARES LOPES JÚNIOR - JORGE CARLOS SCHWARTZ - PASCOAL D'ARTAGNAN AURIGEMMA - FRANCISCO CONDUTO - CARLOS ALBERTO ALVES DE ALMADA - JORGE CABRAL - NAGIB FARID SAID JAUAD - FELIX SIGÁ - DOMINGAS SAMY - EUNICE BORGES

Esta edição tem o patrocínio da União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau e do Centro Cultural Português em Bissau.




Do ÍNDICE:

PREFÁCIO, de Manuel Ferreira
- EM LOUVOR DA ESPERANÇA

AMÍLCAR CABRAL
- Ilha;
- Regresso;
- Eu sou tudo e sou nada;
- No fundo de mim mesmo;
- Poema;
- ...Não. Poesia...;
- Rosa negra;
VASCO CABRAL
- África, ergue-te e caminha!;
- O último combate dum combatente;
- Deixai-nos caminhar!;
- Caleidoscópio;
- Disseram-me que parasse...;
- O pedinte;
- Aos poetas;
- Datas;
- A luta;
- Liberdade;
- Onde está a poesia?
- Indiscrição;
- Pindiguiti;
- Dilema;
- Não vás por aí, meu Povo!;
- Anti-holocausto;
- Desabafo;
- Flor de Setembro;
- Firmeza;
- Guerra nuclear, guerra das estrelas;
HÉLDER PROENÇA
- Epígrafe;
- Não me censures;
- Quando te procuro;
- Assim respira minha Pátria;
- Cai a chuva;
- Julguei que tudo estava findo;
- Resignação;
- Desabafo;
- A flor que eu canto;
- Canto à mulher amada;
Tu és como a brisa
De rosas e esperanças
Quisera deixar-me envolver
Deixe que esta chuva miúda
Acesa continua a chama
Eu queria falar-te
Sinto a amargura de te perder nesta tarde maldita
Tudo está terminado
- O baque do pranto em dez poemas com terra e lágrimas;
Epígrafe
Canto I
Canto II
Canto III
Canto IV
Canto V
Canto VI
Canto VII
Canto VIII
Canto IX
Canto X
AGNELO REGALLA
- Quinhentos anos de História;
- Poemas de um assimilado;
- Aquela lágrima de sangue;
- Homem novo;
- Camarada Amílcar;
- Comandante;
- Se um dia;
- Sonho;
- Um poema;
- O eco do pranto;
- Esperança renovada;
- Mulher;
- Flor nocturna;
- Átomo;
- África;
- Um poema;
ANTÓNIO SOARES LOPES JÚNIOR
- Hino do dia novo;
- Perdão do poeta;
- Melodia do desespero;
- Silabar a Paz;
- A prometida;
- Ânsia e sonho;
- Poemar;
- Querer cerzido;
- Anti-racismo;
- Batucada na noite;
- A minha força;
- Cor e dor;
- Terra física;
- De si para si;
- Ode à Pindiguiti;
- Uma lágrima;
JOSÉ CARLOS SCHWARTZ
- Antes de partir;
- Canta camarada;
PASCOAL D'ARTAGNAN AURIGEMMA
- Canção de criança;
- Balantão;
- Prato de fome;
- O cantor miserável de noite no cais;
- Bilhete postal;
- Vitória Pátria;
- In memoriam a Amílcar Cabral;
- Revolta Pátria;
- Poema do presente;
FRANCISCO CONDUTO
- Poema II;
- Pa mininus d'amanhã;
- Madrugada de cravos;
- Vou ficar por aqui;
CARLOS ALBERTO ALVES DE ALMADA
- Carta;
- O silêncio;
- Entre tu e eu;
JORGE CABRAL
- Anónimo;
- Poeta;
- Os marinheiros da solidão;
- Regresso;
- Canção ao menino;
NAGIB FARID SAID JAUAD
- Poema III;
- Em género de homenagem à memória de Amílcar Cabral;
FELIX SIGÁ
- Música;
- Tempo de transformação;
- Alívio;
- Carta;
- 1.a sinfonia negra;
- Amor;
DOMINGAS SAMY
- Desejada Paz;
- Porque choras mamã?
- Arde o coração!
- 'Filho de África';
- Recordação demolida;
EUNICE BORGES
- Mulher da minha terra;
- O nosso soldado;
- Manta da minha mãe;



Preço: 37,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.