terça-feira, 31 de dezembro de 2019

África & Descolonização - 'GUIA COMERCIAL DO RETORNADO' - AAVV - Amadora 1979 - Muito raro;



África & Descolonização - Uma grande recolha do paradeiro e actividade profissional das populações de portugueses retornados das ex-colónias, aquando do seu regresso precipitado para Portugal nos anos de 1974, 75 e seguintes


'GUIA COMERCIAL DO RETORNADO'
- AAVV -
Edição 3 CAR - Carlos, Cardoso & Carlos, Representações, L.da
Amadora 1979


Livro com 194 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.


Da INTRODUÇÃO:
"Quando - há um ano - estava calmamente a saborear a 'bica' num café da baixa lisboeta, veio-me à ideia a minha querida Luanda. Fechei os olhos e, num instante, deixei passar na minha imaginação turbilhões de pensamentos, recordando amigos, conhecidos, e até lugares que nunca mais vi. Assim permaneci por instantes, totalmente alheio ao que me rodeava, olhando o infinito, sem me aperceber sequer do labirinto originado pelo ruído natural no ambiente do café. Quando voltei à realidade acendi um cigarro e fumei, repleto de raiva, como se pudesse vingar-me de tudo e de todos que originaram esta separação tão prematura.

Agora, tomado por aquele sentimento de revolta, recordei, rapidamente, os sofrimentos provocados pela 'exemplar descolonização'. Fechei os olhos e relembrei quadros repletos de tristeza humana, como aquele com que deparei no aeroporto da Portela quando cheguei ou as bichas da Junqueira, S. Ciro, Fontes Pereira de Melo e tantos outros locais, premeditadamente concebidos para separar e dividir portugueses.

Confesso, naquela manhã fria de Novembro, o meu espírito estava triste e só como nunca. Sentia-me céptico, respirava vingança, fervia-me o ódio ao extremo não sentir força para me libertar. Levantei-me e fui comprar o jornal. Abri-o e, estupefacto, deparei com um anúncio cujo objectivo era a elaboração de um 'Guia Comercial do Retornado'. Cuidadosamente analisei o teor do anúncio, nomeadamente, quem o subscrevia. Embora não deslumbrasse 'à priori' um negócio de oportunidade, fiquei na dúvida. Em boa verdade pessoas houve que à sombra dos desalojados criaram bons negócios e recordo, a título de exemplo, os hóspedes em casas particulares, restaurantes, pensões, hotéis, etc, etc, a quem o IARN pagava sem qualquer contrapartida. O IARN, essa instituição vergonhosa que foi um ninho de oportunistas, cujos inquéritos e auditorias nunca foram (e serão?) conhecidos nem claras.

Falei a amigos dessa iniciativa e muitos havia que já tinham conhecimento. Fiquei satisfeito. Decorridos alguns dias soube em pormenor quem se propunha editar o 'Guia Comercial do Retornado'. Afinal, eram pessoas bem conhecidas em Luanda.

Procurei-as. Falámos acerca da emissão. Trocámos impressões. Falaram-me das dificuldades surgidas. Dei-lhes o meu apoio. Acarinhei a ideia, era uma obra útil que se impunha.

Decorrido um ano - ironia do destino - é-me oferecida a oportunidade para escrever a introdução.

(...)
Edmundo A. Pires (economista)"




Do ÍNDICE

INTRODUÇÃO


LOCALIZAÇÃO ANTERIOR
ANGOLA
- Distrito de Benguela
- Distrito do Bié
- Distrito do Cubango
- Distrito do Cunene
- Distrito do Huambo
- Distrito da Huíla
- Distrito de Luanda
- Distrito da Lunda
- Distrito de Malange
- Distrito de Moçâmedes
- Distrito do Moxico
- Distrito do Cuanza-Norte
- Distrito do Cuanza-Sul
- Distrito do Uíge
- Distrito do Zaire

MOÇAMBIQUE
- Distrito da Beira
- Distrito de Cabi Delgado
- Distrito do Chimoio
- Distrito de Gaza
- Distrito de Inhambane
- Distrito do Limpopo
- Distrito de Lourenço Marques
- Distrito de Manica e Sofala
- Distrito de Moçambique
- Distrito de Nampula
- Distrito de Tete
- Distrito da Zambézia

GUINÉ
- Distrito de Bissau

REPÚBLICA DO ZAIRE
- Distrito de Ubangui


LOCALIZAÇÃO ACTUAL EM PORTUGAL CONTINENTAL
Lisboa (cidade)
- Residentes
- Lista classificada
Porto (cidade)
- Residentes
- Lista classificada

Zona Norte - Residentes
- Distrito de Braga
- Distrito de Bragança
- Distrito do Porto
- Distrito de Viana do Castelo
- Distrito de Vila Real
Zona Norte - Lista classificada

Zona Centro - Residentes
- Distrito de Aveiro
- Distrito de Castelo Branco
- Distrito de Coimbra
- Distrito da Guarda
- Distrito de Viseu
Zona Centro - Lista classificada

Zona Sul - Residentes
- Distrito de Évora
- Distrito de Faro
- Distrito de Leiria
- Distrito de Lisboa
- Distrito de Portalegre
- Distrito de Santarém
- Distrito de Setúbal
Zona Sul - Lista classificada


LOCALIZAÇÃO EM MADEIRA E AÇORES
- Residentes
- Lista Classificada


LOCALIZAÇÃO ACTUAL NO ESTRANGEIRO
- Residentes



Preço: 32,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.