terça-feira, 20 de agosto de 2019
América Latina & Revolução - 'OS GUERRILHEIROS', de Jean Lartéguy - Lisboa 1975
América Latina & Revolução - As revoluções e ditaduras militares neste continente de inspiração antagônicas é que causaram graves conflitos com milhares de vítimas por quase todos os países
'OS GUERRILHEIROS'
De Jean Lartéguy
Edição Livraria Bertrand
Lisboa 1975
Livro com 404 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.
Da badana:
"Uma das características mais notáveis - entre outras que não excluem o dinamismo estilístico e a precisão factual - de Jean Lartéguy é a sua constante e lúcida atenção aos grandes movimentos do homem no fluir da sua vida sobre o planeta, isto é a história. Mas a história pode ser a reconstituição teórica e aproximativa dos modos de viver, um tanto 'advinhada', digamos, pelos métodos, meios e imaginação do historiador.
Lartéguy escolheu outra posição: a do historiador da actualidade, observador de factos, analisador de intenções. Jean Lartéguy é um cronista. Não de figuras, situações particulares ou ideais colectivos; antes da luta que, sob as mais diversas formas e cores, opõe o homem ao homem na conquista da felicidade. Isso fê-lo viajar do Norte de África para a África equatorial; daqui para o Vietname, depois para a América Latina e para o médio oriente. Onde os homens se chocam, violentos, está Lartéguy para informar, alertar as consciências e estimular o sentido de justiça de todos aqueles que vivem em Paz.
'OS GUERRILHEIROS' é a crónica da guerra popular da América Larina. Tem as suas figuras, os seus santos, os seus demónios. Colora-se de matizes vários e assume rostos, por vezes ambíguos, de gratuidade. Mas funda-se sempre no mesmo mal profundo: a desigualdade, a injustiça, a ignorância como imposição. De Sandino a Guevara é um rol de ilusões e de derrotas. Entre elas uma vitória única, já que durável. Cuba é hoje a esperança de todas as guerrilhas de libertação. É a morte de Guevara, a certeza de que o guerrilheiro não é uma fraude, nem uma máscara de desígnios inconfessáveis. Tudo isto Lartéguy - generoso, insuapeito - no-lo esplica. Em todos nós existe um guerrilheiro, todos somos também vítimas. A nossa cumplicidade funda apenas a nossa admiração, é certo. A admiração do forte, do vencedor, mas - e o progresso é isto mesmo - também a do justo. 'OS GUERRILHEIROS' ensina-nos a descobrir a justiça, até no seio fervente da violência - através da pena segura e experiente de Jean Lartéguy."
Do ÍNDICE:
Prefácio
CHE GUEVARA OU O MITO
BOLÍVAR OU A BANDEIRA
'S. CAMILO TORRES'
'BOINAS VERDES' GUERRILHEIROS E CAUDILHOS
UM TÚMULO PARA CHE GUEVARA
Apêndice
- Extractos do diário de Che Guevara
Bibliografia
Imprensa
Preço: 30,00€;
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.