quarta-feira, 24 de julho de 2019

África & Literatura - 'MITOS, FEITIÇOS E GENTE DE MOÇAMBIQUE', de Edgar Nasi Pereira - Lisboa 1998 - Raro;


 

 

 



África & Literatura - Narrativas e contos do que o autor viu e assistiu durantes décadas entre as populações de todo o território de Moçambique no período colonial


'MITOS, FEITIÇOS E GENTE DE MOÇAMBIQUE'
De Edgar Nasi Pereira
Edição CAMINHO
Lisboa 1998


Livro com 214 páginas, ilustrado e como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.


Da contracapa:
"MITOS, FEITIÇOS E GENTE DE MOÇAMBIQUE é o fruto de uma longa permanência do autor em Moçambique. Detentor de conhecimentos e experiências riquíssimos, resultantes de convivência estreita e profunda com as populações locais, Edgar Nasi Pereira descreve, com invulgar abundância de pormenores e testemunhos, comportamentos, superstições, mitos, a vivência quotidiana das populações, o misticismo, as tradições, práticas rituálicas e cerimonialismos étnicos onde a presença de estranhos era tabu.

Percorrendo centenas de milhares de quilómetros por picadas incómodas e trilhos impensáveis, varando carreiros através de florestas densas, recorrendo a estratagemas e calcorreando terras virgens de enxada e pouco pisadas por botas de europeu, conseguiu intrometer-se no ambiente telúrico, procurando ser aceite e quando possível integrar-se no dia-a-dia sociofamiliar dos diversos grupos, a que só raros tinham acesso.

Caçador por paixão, julgador, por dever de ofício, dos conflitos decorrentes do viver quotidiano das populações nativas, narrador hábil de conversas cordiais e íntimas, o autor transforma estas páginas em quadros vivos de cor, magia, feitiço, mistério, oferecendo-nós um ensaio sociológico e antropológico exaustivo, rigoroso e aliciante sobre os povos e gente de Moçambique nas várias décadas em que aí viveu."



O AUTOR:
"EDGAR NASI PEREIRA nasceu em Almada em 17 de Julho de 1921. Fez o liceu na Guarda e em 1944 concluiu em Lisboa o Curso Superior Colonial. Ingressou no Quadro Administrativo de Moçambique em 1946, tendo atingido o cume da carreira em 1974. No exercício das suas funções, sobretudo como Administrador, conheceu pormenorizadamente Moçambique de norte a sul.

Em 1963 Licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas, tendo apresentado uma Tese sobre Macuas. A partir de 1967 dirigiu os serviços de Radiodifusão e Cinema.

Para o RCM, escreveu o programa semanal NO MUNDO DA REALIDADE E DA MAGIA, que durou mais de dois anos, e CALEIDOSCÓPIO DA VIDA, que se lhe seguiu, visando divulgar o seu modo de interpretar certos usos e costumes das populações africanas. Publicou textos de carácter antropológico e etnográfico em revistas e jornais, com maior incidência na RM de Lourenço Marques, cuja colaboração durou cerca de cinco anos."



Do ÍNDICE: 

NOTA EXPLICATIVA 

- Destinos
- Relembrança
- Tambalica - o nhabeze
- Justiças
- Antropofagia
- Tabus do parto
- Vidas
- Caveti - a magia de um tambor Macua
- Fanação
- O rito e a fé
- Ordálios - juízos de Deus
- Segredos tradicionais
- Levirato
- Servidão doméstica
- Feitiçaria
- Mutilações étnicas
- O sonho do Capoca

Glossário
Índice das ilustrações



Preço: 32,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.