sábado, 25 de maio de 2019

Guerra Colonial - 'O SOBA BRANCO - Angola (anos 60)', de António Serra Correia - Lisboa 2013 - RARO;


 



Guerra Colonial - O conflito armado entre o exército português e os movimentos guerrilheiros angolanos, a difícil convivência entre os militares oriundos da Europa e os indígenas e os colonos ali estabelecidos


'O SOBA BRANCO - Angola (anos 60)'
De António Serra Correia
Edição Vírgula
Lisboa 2013


Livro com 360 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.


Da contracapa:
"ANTÓNIO SERRA CORREIA, autor do livro 'A GERAÇÃO REJEITADA', onde relata as suas vivências em Angola, brinda-nós agora com este romance inspirado em factos reais.

Angola e as suas paisagens, suas gentes e costumes são, mais uma vez, retratados neste romance, vivido durante a guerra colonial e após o 25 de Abril de 1974.

O cerne da trama desta obra é a convivência entre raças e a sua mistura, ponto em que os portugueses sempre foram únicos nas suas passagens pelos cinco continentes, diferentes dos outros europeus, que viviam nas suas colónias africanas separador dos nativos.

Os portugueses uniram-se aos locais pelo casamento, dando assim origem à mestiçagem de que Angola é o exemplo mais flagrante, e demonstrando ser únicos na absorção de culturas, no conhecimento da língua e da religião dos outros e manifestando respeito pela diferença é pela partilha de vida.

'Caló', a personagem principal deste romance, desembarca em Luanda como militar em comissão de serviço. Angola é, para ele, uma terra completamente desconhecida, como desconhecido era também o povo que habitava as sanzalas, com hábitos e costumes novos para ele, mas que acabaram por faciná-lo.

Esta obra é mais uma pincelada no quadro daquele época, que, aos poucos, se vai revelando, através de histórias como esta.


Para quem lá viveu, o autor faz recordar um pouco o que ali se passou, desde a década de 1960 até à debandada na ponte aérea, já na década de 1970. Para aqueles que nunca lá estiveram, o autor explica o porquê da nostalgia das terras de África, que muitos ainda sentem.

É uma homenagem aos que sempre amaram aquela terra e, principalmente, aos que lá deixaram as suas vidas."




Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO
De Antonieta Gomes
INTRODUÇÃO

Capítulo I
Capítulo II
Capítulo III
Capítulo IV
Capítulo V
Capítulo VI
Capítulo VII
Capítulo VIII
Capítulo IX
Capítulo X
Capítulo XI
Capítulo XII
Capítulo XIII
Capítulo XIV
Capítulo XV
CONCLUSÃO



Preço: 27,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.