'CALEMA - Romance Africano'
De Djamba Dàllá
Impressão União Gráfica
Edição do autor
Lisboa 1960
Livro com 272 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO;
Da badana:
'CALEMA' de Djamba Dàllá
"Forte é oportuno romance, 'CALEMA' é a mensagem luminosa que pede á nossa juventude um momento de atenção, como o aviso de passagem de nível de um próximo expresso.
Coluna mestra da vida, o amor, desde o pecado ao infinito, impõe de novo ao homem de hoje, egotista, inquieto e sem rumo, o imperativo de uma incógnita que a felicidade pessoal determina: a condição daquela renúncia que é base da felicidade alheia.
No inédito e difícil tema desta obra, de tão humano realismo, Djamba Dállà, apesar de jovem, manifesta raras faculdades de observação, um sólido pensamento é um forte temperamento de artista. Algumas cenas da sociedade angolana, å luz da selva e sem problemas raciais, enriquecem o texto, pela ilustração da típica graça indígena e pela evidência de paz fecunda na África Portuguesa neste momento de incêndio do continente negro. Em análise penetrante, estilo sóbrio e incisivo, a autora entretece uma acção empolgante que ultrapassa pela verdade e pelo sentido, a mórbida ficção da literatura neutra, que, embora brilhante, é, em síntese, a causa é o espelho do racionalismo da sociedade moderna.
Ao esculpir, em larga visão, o dramático conflito e equívoco de dois fortes caracteres que, pela força do destino, se unem legalmente num casamento por procuração, entre a Metrópole e o Ultramar, põe frente a frente a carne e o espírito. E nesta patética luta só a honra férrea obediência à lógica dos seus princípios podem decidir, como um mal menor e como redenção, acerca do respeito pelo matrimónio indissolúvel, de acordo com o supremo arbítrio de uma Moral que resiste aos séculos porque é eterna !
Carla, juventude radiosa de uma mulher superior, vê-se de súbito pobre e órfã num lar alheio, cuja tia, egoísta é cruel, a empurra para a triste sorte de um casamento forçado com um jovem industrial de Angola, onde a noiva visiona, como prémio de consolação, o lindo sonho de uma vida fácil na posse feliz de uma casa magnífica, entre o luxo e a opulência.
A realidade, porém, é outra, e o autor surge, finalmente, impetuoso e firme, mas surge porque a felicidade neste mundo se conquista à custa de grande sacrifício e como prémio da Graça, que não é uma palavra vã…"
Preço: 32,50€;
Preço: 32,50€;


Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.