segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Portugal & 25 de Abril de 1974 - ‘UMA NOITE FEZ-SE ABRIL’, de José Jorge Letria - Lisboa 1999 - Muito Raro;





Portugal & 25 de Abril de 1974 - Testemunho pessoal do Autor, enquanto jornalista e participante civil nos preparativos da acção militar que levou ao derrube do regime do Estado Novo 


‘UMA NOITE FEZ-SE ABRIL’ 
De José Jorge Letria 
Prefácio de José Tengarrinha 
Edição Hugin 
Lisboa 1999 


Livro com 96 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da contracapa: 
“Um texto muito belo, como sempre, de uma densa tensão envolta em doce ternura que se entrelaçam da primeira à última linha. Numa combinação singular que reúne a descrição objectiva do jornalista à evocação memorialista, a visão do analista político à construção do artista. 

Um texto que toca todos aqueles que de alguma maneira viveram essa noite angular ou na expectativa da acção ou apenas na latência do sonho impossível ou até os que depois despertaram da indiferença. 

Numa só noite se encontraram e se libertaram os sofrimentos, os medos, os vexames, as esperanças de três gerações de portugueses. 

Foi a noite de todas as manhãs que restituíram ao homem a dignidade e a dimensão de ser havia muito perdidas.“
José Tengarrinha 


O Autor: 
“JOSÉ JORGE LETRIA 
Jornalista, escritor largamente premiado em Portugal e no estrangeiro, nas áreas de poesia, da literatura infanto-juvenil e do teatro, nome destacado da canção política em Portugal até ao princípio dos anos oitenta, José Jorge Letria foi um dos poucos civis a viver a madrugada do 25 de Abril de 1974 como elemento integrado no movimento militar que viria a derrubar o regime. 

José Jorge Letria, que é desde Janeiro de 1994, vereador da Cultura da Câmara de Cascais, era, na altura, redactor do vespertino ‘República’ é um dos importantes cantores da resistência. É Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 10 de Junho de 1997, foi agraciado pelo Presidente Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade. 

Este livro de testemunho da sua experiência como civil vivendo por dentro da preparação e o triunfo do 25 de Abril. Trata-se do primeiro relato do género publicado em livro em Portugal. 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO - A Noite Absoluta 
Por José Tengarrinha 

Dedicatória 

INTRODUÇÃO 
ABRIL: CONFESSO QUE VIVI 
I. 
II. 
III. 
IV. 
V. 
VI. 
VII. 

O Autor 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.