quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Moçambique & Colonialismo - 'O CASO DO MUENEMUTAPA', de Nogueira da Costa - Maputo 1982 - MUITO RARO;
Moçambique & Colonialismo - Penetração e impacto do capital mercantil português nos séculos XVI e XVII
'O CASO DO MUENEMUTAPA'
De Nogueira da Costa
Edição 'Cadernos TEMPO'
Maputo 1982
Livro com 80 páginas, ilustrado com mapas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.
O AUTOR:
"ANTÓNIO MANUEL DE CASTRO SOROMENHO NOGUEIRA DA COSTA, nasceu em 1951 na então Lourenço Marques. Em 1971, começou a frequentar o curso de História da, na altura, Universidade de Lourenço Marques. Trabalhou no Centro de Estudos de Arqueologia (CEDA), mas a visão paternalista e colonial desse centro levou-o a juntar-se ao Centro de Estudos Moçambicanos (CEM), onde, com outros, combateu o colonial-fascismo e contribuiu para a divulgação do nacionalismo moçambicano.
Quando a Associação Académica de Moçambique (AAM), a que pertencia, foi encerrada em 1972 pelo fascismo português, Nogueira da Costa ligou-se á Associação dos Naturais de Moçambique e ao então Cine-Clube de Lourenço Marques, desenvolvendo actividade nacionalista, estudando marxism-leninismo e escrevendo pequenos artigos não assinados em 'A VOZ DE MOÇAMBIQUE' e nos boletins e opúsculos do Cine- Clube.
No período de transição que antecedeu a independência nacional, trabalhou nos subúrbios de Lourenço Marques, projectando filmes da FRELIMO. Presente igualmente na Rádio, aí assinalou posições políticas muitas vezes decisivas. Já depois da independência, fez parte do primeiro grupo de estudantes que ajudou a criar o Centro de Estudos Africanos da Universidade, participando no colectivo que escreveu 'O MINEIRO MOÇAMBICANO'.
Professor de História de Moçambique no Departamento de História da UEM, trabalhava na altura da sua morte (1979), numa tese sobre a Companhia de Moçambique. Em Conselho Universitário, o seu nome foi atribuído à Biblioteca da Faculdade de Letras."
Do ÍNDICE:
Apresentação
CONSIDERAÇÕES PRÉVIAS
Por Nogueira da Costa
INTRODUÇÃO
O CASO DO MUENEMUTAPA
- Conclusão
- Notas
BREVE CRONOLOGIA RELATIVA AO IMPÉRIO DO MUENEMUTAPA DOS SÉC. XVI A XIX
ANEXO I
- Calendário agrícola
ANEXO II
- Documento, século XVII
ANEXO III
- Texto para discussão
Preço: 57,50€;
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.