segunda-feira, 16 de julho de 2018

Portugal & Ultramar - ‘O SUL DE ANGOLA NO INÍCIO DO SÉCULO XX’, de Arlindo Manuel Caldeira - Lisboa 2011 - Raro;





Portugal & Ultramar - As acções militares do exército português no sul de Angola no período da I Grande Guerra Mundial, enfrentado as ambições de expansionismo alemão relatadas por um oficial 


‘O SUL DE ANGOLA NO INÍCIO DO SÉCULO XX’ 
Cadernos de guerra do coronel Alberto Salgado 
De Arlindo Manuel Caldeira 
Edição Universidade Católica Portuguesa 
Lisboa 2011 


Livro com 330 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


O AUTOR” 
“ARLINDO MANUEL CALDEIRA 
Licenciado em História, é investigador do Centro de História de Além-Mar (Universidade Nova de Lisboa). A sua principal área de pesquisa é a História de África (particularmente Angola e golfo da Guiné), sobre a qual tem publicado vários livros e dezenas de artigos.” 


SINOPSE: 
“O coronel Alberto Salgado (1870-1935) participou em duas expedições a Angola, ambas na região do rio Cunene, cronologicamente separadas por uma década: a primeira, era ele capitão, em 1904-1905; a segunda, já major, em 1914-1915. 

Dessas campanhas deixou dois relatos escritos muito minuciosos, em que descreve as operações militares em que interveio mas também o seu quotidiano e o dos seus soldados. 

Formalmente, os dois manuscritos apresentam algumas diferenças, embora ambos tenham um carácter memorialístico: o da primeira campanha aproxima-se mais do relatório, sendo enriquecido com vários documentos anexos, incluindo croquis das operações e listas de baixas. O segundo, ainda que também reproduza documentos, é declaradamente um diário, que se desenvolve entre Setembro de 1914 e Fevereiro de 1916, tendo ainda anotações que se prolongam até Maio de 1917. As expedições que Alberto Salgado integrou no Sul de Angola.” 


Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.