segunda-feira, 2 de julho de 2018

Literatura portuguesa - ‘CONTOS’, de Eça de Queiróz - Lisboa 2007;






Literatura portuguesa - Uma obra de um dos mais destacados escritores portugueses 


‘CONTOS’ 
De Eça de Queiróz 
Fixação do texto e notas de Helena Cidade Moura 
Da colecção OBRAS DE EÇA DE QUEIRÓZ 
Editora Livros do Brasil 
Lisboa 2007; 


Da contracapa: 
“Eça de Queiróz, ao lado de quem se encontra, nesta foto, seu filho José Maria, é a personificação do narrador-nato, tão capaz de comunicar profundamente através da palavra escrita como por intermédio da expressão oral. A sua obra, que marcou a marca fortemente a literatura portuguesa, abriu novos caminhos, desvendando perspectivas que, ainda hoje, não é lícito ignorar.“ 


Da badana: 
“Com este livro se iniciou, logo após a morte de Eça de Queiróz, a publicação dos seus escritos dispersos. A estrutura desta colectânea deve-se a Luís Magalhães.

No espólio deste grande amigo de Eça de Queiróz encontra-se, dividido por pastas, o material que serviu de base às edições feitas sob sua orientação: são cópias de manuscritos, recortes de jornais, de revistas, que serviram a fixação do presente texto (...) Os textos desta edição tentam reproduzir fielmente aqueles que Luís Magalhães escolheu. Se este representam versões diferentes de outros posteriores ou anteriores, não o sabemos, ignoramos mesmo se eles são resultantes de uma escolha ou se seriam os únicos de que Luís Magalhães pôde dispor. 

As correcções ao texto corrente a que esta fixação nos obrigou são pouco numerosas. O conto ‘Singularidades de Uma Rapariga Loura’ é aquele que sofreu mais alterações nas edições póstumas. 

Tal como aconteceu em ‘A cidade e as serras’, estas alterações parecem sempre fruto de uma errada tentativa de clarificação. Repusemos escrupulosamente cada palavra no seu lugar, com o respeito que deve merecer um texto que não nos pertence, e sobretudo com o conhecimento visível de como pode ser prejudicial e desactualizar-se, no tempo, qualquer actuação estranha ao texto que pôde, em determinado momento, a olhos esclarecidos, parece inevitável.“ 
Helena Cidade Moura 



Do ÍNDICE: 

- Singularidades de Uma Rapariga Loura 
- Um poeta lírico 
- No moinho 
- Civilização 
- O tesouro 
- Frei Genebro 
- Adão e Eva no Paraíso 
- A Aia 
- O defunto 
- José Matias 
- A perfeição 
- O suave milagre 
- Outro amável milagre 


Preço: 12,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.