sábado, 9 de junho de 2018

Portugal & Colonialismo - ‘COMO EU ATRAVESSEI A ÁFRICA’ - 2 Volumes - de Serpa Pinto - Lisboa 1982 - Muito Raros;





Portugal & Colonialismo - A obra que relata pormenorizadamente a epopeia que foi a travessia do continente africano de costa a costa no século XIX pelos portugueses para identificar os limites dos territórios do império nacional 


‘COMO EU ATRAVESSEI A ÁFRICA’ - 2 Volumes 
I - A carabina d’El Rei 
II - A família Coillard 
De Serpa Pinto 
Edição Europa-América 
Colecção livros de bolso (216 e 217) 
Lisboa 1982 


Obra em 2 volumes (I volume com 310 páginas e II com 293 páginas), muito ilustrada e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raros.


SINOPSE: 
“Obra sobre a viagem que Serpa Pinto iniciou em 1877 com os oficiais da marinha portuguesa Capelo e Ivens com o objectivo de reconhecer o interior do continente africano. Por decreto de 11 de Maio de 1877, foram nomeados para dirigirem uma expedição científica que tinha como objectivo explorar os territórios compreendidos entre as províncias de Angola e Moçambique em especial as relações entre as bacias hidrográficas do Zaire, do Zambeze e do Cuango. Contudo, Serpa Pinto tentou levar a cabo uma travessia costa a costa e como os seus acompanhantes não o quiseram seguir, em estrita obediência às ordens recebidas, Serpa Pinto prosseguiu sozinho. As observações científicas sobre a geografia das regiões por onde passou e registos de etnografia sobre os povos que encontrou no seu caminho foram muito importantes para o conhecimento do continente Africano e transmitiram a imagem de Portugal, como uma nação com capacidade para estar à altura das exigências de ocupação efectiva e científica dos territórios de África que queria administrar, conforme os princípios exigidos pelas outras potências europeias e que viriam a ser consagrados na Conferência de Berlim, realizada em 1884-1885.” 


Preço: 62,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.