‘POETAS DE CABO VERDE’
“A NEGRITUDE”
AAVV -
Edição Círculo Cultural de Setúbal
Setúbal 1990
Livro com 12 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Da contracapa:
“ ‘CLARIDADE ‘
O principal movimento literário criado em Cabo Verde foi feito à volta da revista ‘CLARIDADE’ que era um movimento profundamente enraizado na história e na realidade das ilhas de Cabo Verde, e da qual foi primeiro director MANUEL LOPES.
Era um grupo não homogéneo de autores mas com uma identidade muito forte na raíz cabo-verdiana e com uma literatura preocupada com as aspirações da população e do país.
Foi um movimento sobre uma temática de contestação dentro do terreno cultural e social das ilhas: o mar, a segregação, a imigração, a fome, a pobreza e o homem insular.
Em grande parte o Mindelo (ilha de S. Vicente) foi polo aglutinador de contactos de culturas e onde a projeção do movimento teve grande importância em simultâneo com outros movimentos na época em França, no Brasil e em África.
O movimento ‘CLARIDADE’ foi projectado além fronteiras na mesma altura em que se destacavam, Camus, Malraux, Sartre, Breton, Ellard, Artaud, etc.
O lançamento pioneiro da revista ‘Claridade’ nos anos trinta não só dinamizou todas as potencialidades criativas literárias como fez despontar talentos que não só se aglutinaram à volta do movimento como deram conhecimento da realidade africana. Era uma resposta ao apelo do subconsciente e à identidade de um país com alma nos valores creoulos e cabo-verdianos.“
Do ÍNDICE:
Gabriel Mariano
- ‘Corpo Ausente’ (À memória de Amílcar Cabral)
Aguinaldo Fonseca
- ‘Taberna à beira-mar’
Ovídio Martins
- ‘Poema salgado’
Osvaldo Alcântara
- ‘Mamãe’
Manuel Lopes
- ‘Autobiografia’
Gabriel Mariano
- ‘Capitão Ambrózio’ (Lisboa 1956)
Corsino Forte
- ‘Lode Dreita’, ‘Lode Squerde’
Jorge Barbosa
- ‘Poema do mar’
Pedro Corsino Azevedo
- ‘Terra longe’
Daniel Filipe
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.