Guerra Colonial & Moçambique - As memórias do conflito militar africano nas palavras de um médico crítico do envolvimento nos referidos acontecimentos, que relata a sua experiência e a sua interpretação
‘O TRAUMA’
De H. Bastos Machado
Editora Âncora
Lisboa 2008
Livro com 308 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
SINOPSE:
“Guerra Colonial, frente de Moçambique, período 1968-70.
Os ambientes humanos, local e militar, e o contraste entre a propaganda oficial e a realidade no terreno. O desenvolvimento e consolidação do traumatismo psicológico de guerra. Os operacionais, devido ao condicionamento do treino militar, eram menos susceptíveis às consequências do trauma agudo, mas sofriam igualmente as do trauma crónico e do stress pós-traumatismo, e põe vezes, já na vida civil, necessitavam de apoio psicológico. Dos não-operacionais, houve um caso de suicídio e dois médicos foram evacuados directamente para a psiquiatra.
O fio condutor desta história pode ser representado graficamente por um círculo tendo anexas ansas de memória para caracterizar melhor os ambientes ou situações psicológicas.“
O AUTOR:
“H. BASTOS MACHADO, médico, cumpriu comissão militar obrigatória na guerra colonial (quatro meses em Angola, durante o período de instrução da Companhia, e vinte e quatro meses em Moçambique), até Setembro de 1970.
Reformado prematuramente por doença incapacitaste, escreveu vários livros. ‘O TRAUMA’ é o primeiro a ser publicado, em homenagem aos companheiros de jornada africana, extensiva aos muitos milhares de homens mobilizados para as três frentes de guerra (Angola, Guiné e Moçambique), vítimas da política colonial do regime de então.“
Do ÍNDICE:
Advertência
Abertura
I
ADÁGIO
II
ANDANTE
III
ALLEGRO MA NON TROPPO
Preço: 27,50;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.