terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Angola - Guerra Colonial & Descolonização - ‘RÓMULO - NOME DE CÓDIGO’, de Luís Vieira da Mota - Leiria 2008 - Raro;






Angola - Guerra Colonial & Descolonização - Tendo como cenário a guerra do Ultramar no seu período final, a descolonização iniciada após o derrube do regime de Marcelo Caetano, a 25 de Abril de 1974, a independência e a subsequente guerra civil entre angolanos e a oposição interna da OCA ao MPLA em Luanda, culminando nos acontecimentos de 27 de Maio de 1977


‘RÓMULO - NOME DE CÓDIGO’ 
De Luís Vieira da Mota 
Prefácio do Prof. Dr. Eduardo Fonseca 
FOLHETO Edições & Design 
Leiria 2008 


Livro com 206 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.
 

Sobre o livro: 
“Neste seu terceiro romance, Luís Vieira da Mota apresenta a guerra colonial com os seus episódios, dramáticos ou burlescos, perspectivada a óptica de um soldado que, ao longo da sua comissão de serviço, vê o seu comandante de pelotão, Rómulo, mercê de desilusões sucessivas, perder o entusiasmo e patriotismo iniciais, até ao desalento final, onde questiona a nobreza da causa, o valor militar e, por arrastamento, a própria razão da guerra. Entretanto vive um romance atribulado e atravessado por intrigas insólitas, criadas por ciúmes de rivais e ódio de adversários ideológicos. Romance que de tal modo se entrelaça, por via dessas intrigas, com a vida militar de Rómulo, que leva ao seu desaparecimento indefinido.“ 


O AUTOR: 
“LUÍS VIEIRA DA MOTA nasceu na freguesia de Toutosa (Livração), concelho de Marco de Canaveses, em 1941. Em 1962 terminou o curso de Construções civis e Minas do então I.I.P., hoje I.S.E.P.. Entre 1965 e 1968 cumpriu o serviço militar obrigatório, incluindo 26 meses de comissão em Angola. 

Fixou-se em Leiria em 1973, onde, actualmente, reside na freguesia das Cortes. 

Ainda que tenha começado a escrever muito jovem, só em 1998 publicou o seu primeiro livro. Foi agraciado com várias medalhas de mérito cultural e recebeu o prémio Literário Afonso Lopes Vieira (C. M. de Leiria) com o livro de poesia ‘O Legado de Mireia’ é o Prémio Literário Vasco Branco (C. M. de Aveiro) com o romance ‘RENASCER EM CÓRDOVA’.“ 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
Apresentação 

Na grande fazenda 
Nganga Katumbele 
Luzia 
John Smile 
Real 
Sofia 
Júlia 
Quitetas 
Javali 
Sombra 
Santa Eulália 
Matias 
Segunda dança 
Regresso a Luanda 
Martins 
Matos 
Eduardo 

EPÍLOGO 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.