‘A ÚLTIMA JÓIA’
De Luís Rodrigues
Edição do autor
Loures 2006
Livro com 352 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
APRESENTAÇÃO DA OBRA:
“O título deste livro - ‘A ÚLTIMA JÓIA’ - não pretende ser apenas um retrato de acontecimentos trazidos de longe pela memória do autor, mas é também e indubitavelmente um livro de HISTÓRIA.
‘A ÚLTIMA JÓIA’ foi estruturado segundo uma linha condutora que se desenrola ao longo da época do terrorismo em Angola e que se por vezes parece saltar no tempo, logo em seguida retoma uma sequência de acontecimentos - contos acontecidos - que não foram esquecidos.
‘A ÚLTIMA JÓIA’ não se destina apenas àqueles que conheceram Angola daqueles tempos e daqueles lugares e que a todo o momento a recordam, ou mesmo àqueles que, por alguma razão, procuram esquecê-la.
‘A ÚLTIMA JÓIA’ destina-se principalmente àqueles que nunca conheceram Angola, aquele mundo distante e tão diferente de qualquer outro e que acerca de África ainda hoje nada sabem.
‘A ÚLTIMA JÓIA’ fala-nos de uma Angola de ontem vista pelos olhos de quem a viveu no passado e não a esqueceu.
*******
Sendo este um livro de contos verídicos todos fizeram mesmo parte das vidas das próprias pessoas que nele figuram.
No grande cadinho do tempo todos irão fundir-se, deles extraindo resultantes, relacionando características, diversificando opiniões, alimentando enfim a própria história.
E foi desta forma que veio a acontecer que àqueles que então saíram de Angola perderam tudo. Mas os que ficaram não ganharam nada.
*******
Portanto, este livro constitui-se também em contributo para a História de Angola. “
O AUTOR:
“De seu nome completo LUÍS FERNANDO DE SÁ FARIA OLIVEIRA RODRIGUES, nasceu em Estarreja, distrito de Aveiro, em 31 de Janeiro de 1929.
Licenciou-se em Ciências Geográficas pela Universidade Clássica de Lisboa.
Em 1959 embarcou para Angola, como professor do Liceu, onde viveu e conheceu durante 14 anos os acontecimentos relatados na presente obra.
Foi reitor de vários liceus, mas foi o cargo que ocupou como Adjunto de Hidrografia e Director da Brigada de Estudos dos Rios de Angola que lhe proporcionou um profundo conhecimento de toda a realidade angolana.
Foi dirigente de várias organizações culturais e desportivas e autor de vários trabalhos de carácter científico e didáctico.
Em 25 de Abril de 1974 era reitor do Liceu Nacional Salazar em Lourenço Marques.
Em 1975, a paixão por África levou-o em comissão de serviço como cooperante na qualidade de professor de liceu, à República da Guiné-Bissau.
Posteriormente desempenhou vários cargos dirigentes na Câmara Municipal de Loures e no Ministério da Educação. Mais tarde regeu uma cadeira de Geografia Humana e Política na Universidade Moderna.
Presentemente dedica-se a investigações genealógicas e ao registo de outras memórias que planeia dar a conhecer.“
Preço: 27,50;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.