quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Moçambique & Literatura - ‘OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM’, de Abel Coelho - Loures 2005 - Muito raro;



Moçambique & Literatura - Uma romance que tem como cenário está antiga colónia portuguesa e se situa no período pós-independência, quando o governo surgido no término da descolonização começa a deter populares suspeitos ou não e a encarcerar nos campos de reeducação do centro e norte 


‘OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM’ 
De Abel Coelho 
Prefácio de Vasco Garcia 
Editorial Nascimento, L.da 
Loures 2005 


Livro com 248 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito raro.
 

Da contracapa: 
“No Moçambique pós-colonial, em plena luta fratricida pelo poder, ‘OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM’ é um grito de revolta é uma luz lançada sobre aspectos terríveis e negligenciados daquela época conturbada. Através da personagem africana de Rosa Temba, detentora de uma banca de legumes no Marcado de Maputo e da qual é arrancada pela violência da polícia política, para ser lançada nos horrores dos ‘Campos de Reeducação’, é desenhado um quadro de heroísmo humilde, com personagens como a sua filha Júlia, a universitária resistente, ou o português Raul, ao serviço de uma multinacional, mas profundamente ligado a essa África que ele ama entranhadamente. 

No grupo formado no campo de concentração por vôvô Sebastião, ou Hebraimo, o indiano, e de que fazem parte o português Silva e o sul africano Mike, revê-se toda a policromia multirracial, plena de humanidade, a que a necessidade de sobreviver dá um toque muito especial de solidariedade.

Rosa Temba, a mãe Rosa, é a África eterna, sofredora e feliz, mesmo no meio do horror, que vale a pena conhecer através deste livro.“ 


O AUTOR:  
“ABEL VICTOR PEREIRA COELHO nasceu em 10 de Setembro de 1953 na cidade de Inhambane em Moçambique. Completou a sua formação académica tendo-se tornado profissional da aviação como piloto de Linha aérea. 

A sua inclinação para as artes e letras bem cedo se evidenciou tendo atingido um ponto culminante quando em Dezembro de 1996 pública o livro de banda Desenhada ‘VIRIATO - O chefe do Clã’, obra que recebeu boa aceitação da crítica da especialidade. 

Deu a conhecer ao mundo a qualidade dos seus escritos colaborando no jornal ‘Tribuna de Joanesburgo’ como analista político e cartoonista, em regime de free lancer onde, desde logo, o seu sentido crítico e sensibilidade em relação a um continente em convulsão se fizeram notar. 

Abel Coelho regressa agora às livrarias dando início à colecção Novos Autores  com o livro ‘OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM’, obra que lança um olhar ao Moçambique pós-independência e com o qual decerto vai confirmar o seu talento e enorme disponibilidade para olhar a vida e o mundo.” 



Do ÍNDICE:  

Nota do editor 
Os meus agradecimentos 
NOTA DO AUTOR 
PREFÁCIO 

1.* Capítulo 
2.* Capítulo 
3.* Capítulo 
4.* Capítulo 
5.* Capítulo 
6.* Capítulo 
7.* Capítulo 
8.* Capítulo 
9.* Capítulo 
10.* Capítulo 
11.* Capítulo 
12.* Capítulo 
13.* Capítulo 
14.* Capítulo 
15.* Capítulo 
16.* Capítulo 
17.* Capítulo 
18.* Capítulo 
19.* Capítulo 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.