quinta-feira, 2 de março de 2017

Timor & Descolonização - 'A ÚLTIMA MISSÃO', de José Manuel Barata-Feyo - Lisboa 2015



Timor & Descolonização - Um 'comando' dos serviços secretos portugueses actuou junto da resistência no final da guerra contra a Indonésia, fantasia ou realidade?


'A ÚLTIMA MISSÃO'
De José Manuel Barata-Feyo
Edição Clube do autor
Lisboa 2015


Livro com 344 páginas, como novo. Em excelente estado de conservação.


Da badana:
"PRIMAVERA DE 1999.
Tomás Lobo, 34 anos, primeiro-tenente da Armada e oficial do muito secreto Serviço de Intervenção Rápida no Exterior (SIRE), recebe uma nova ordem de missão. Ao serviço de Portugal deve entrar clandestinamente em Timor, impedir os massacres de que a população civil é vítima, e garantir a realização do referendo que vai ditar o futuro da ilha. esta operação conduzirá à intervenção da Força Internacional da ONU.

Com um passado movediço, dividido entre o dever e a paixão, Tomás é um lobo solitário e disciplinado. Ao mesmo tempo que enfrenta uma terra perigosa e sangrenta, revisita o seu passado, as sua raízes beirãs e uma relação sentimental perturbadoras.

Esta é a história de um herói português. Um homem que se confronta com os imprevistos de uma missão e com a sua natureza implacável. Empedernido e impulsivo. Romântico e inabalável. sedutor e fugitivo."



Da contra-capa:
"Baseado em factos reais, esta é a história desconhecida do derradeiro herói do império português.

O Serviço de Intervenção Rápida no Exterior (SIRE) nasceu durante a ditadura de Salazar para atuar clandestinamente em países que faziam fronteira com o império colonial português.

O SIRE hibernou durante o PREC, mas reactivado nos anos 90. De entre as missões especiais atribuídas aos seus 'comandos', uma delas foi levada a cabo pelo herói deste romance.

Esta história nunca existiu, tal como o SIRE não existe. Oficialmente."



JOSÉ MANUEL BARATA-FEYO:
"Nas ceu em 1947, na Soalheira, Serra da Gardunha. Exilado em Paris, onde iniciou a sua carreira jornalística, trabalhou para o 'International Herald Tribune', foi assistente do director para a Europa, Áfrticas e Médio Oriente do 'New York times News service' e colaborou com o diário francês 'Liberation';

Depois do 25 de Abril, foi correspondente na capital francesa da agência noticiosa ANOP, de vários jornais e revistas portuguesas e da RTP2. Regressou a Portugal em 1980, onde exerceu vários cargos de chefia e direcção em jornais, revistas e televisão. Na RTP, foi o responsável pelos programas 'Grande Reportagem', ´Portugal sem Fim' e 'Enviado Especial'. Como repórter, ganhou prémios nacionais e estrangeiros de televisão, designadamente o prémio 'Frantz Fanon', da URTNA, integrado na série 'ÁFRICA 80', de que é autor e co-produtor com a RTP2.

Como repórter e chefe de redacção do programa preparou, em 1981/82, a grande reportagem da RTP1, 'DOSSIER CAMARATE'.

Publicou:
- 'JITA - A GUERRA DOS ROBINSON';
- 'RTP - O FIM ANUNCIADO';
- 'GRANDE REPORTAGEM' (co-autor);
- 'O GRANDE EMBUSTE.

- 'A ÚLTIMA MISSÃO', é o seu primeiro romance."


Preço: 25,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.