quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Guerra Colonial & Ultramar - 'SIROCO - OS COMANDOS NO LESTE DE ANGOLA', de António Pires Nunes - Lisboa 2013 - RARO



Guerra Colonial & Angola - A acção das tropas de elite portuguesas no conflito registado nesta colónia portuguesa entre 1961 e 1974


'SIROCO - OS COMANDOS NO LESTE DE ANGOLA'
De António Pires Nunes
Edição da Associação de Comandos
Lisboa 2013


Livro com 648 páginas, muito ilustrado com fotografias e mapas, e como novo. Em excelente estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.


O autor, oficial do exército português com experiência militar no conflito das guerras coloniais nas ex-colónias portuguesas de África e vasta bibliografia sobre a matéria, editou a presente obra sobre as tropas de elite do exército português em Angola, focando a sua acção principalmente num célebre Agrupamento com operações no leste de Angola.

É pois uma antologia das operações daquelas tropas especiais e do cenário angolano de guerrilha e contra-guerrilha, com muita informação ilustrada por fotografias excepcionais da temática e do confrontos com informações do então inimigo, editadas muitos anos depois dos aocntecimentos.


Da contra-capa:
"Neste volume há aspectos que, por diferentes e até inéditos, importa salientar.
Releva-se o recurso a fontes afectas ao MPLA que se obtiveram com grande dificuldade, para serem confrontadas com os relatórios dos comandos militares portugueses e se tentar esclarecer factos, alguns dos quais permanecem ainda na obscuridade. Alguns dirigentes ou combatentes relevantes do MPLA escreveram sobre os acontecimentos, nem sempre com imparcialidade é certo, mas das vezes em que foi possível comparar a sua descrição de alguns acontecimentos com os relatórios portugueses, verificou-se haver alguma uniformidade no essencial, o que nos levou a pensar ser indispensável a sua consulta. Entre os factos por esclarecer, o mais enigmático será porventura a movimentação do Destacamento 'Bomboko' para avançar a norte do Cassai para o distrito de Malange. Fica-nos sempre a impressão que, durante anos, não foram feitas tentativas sérias para o conseguir e a missão foi sendo protelada, acabando o 'Bomboko' por se diluir nas unidades guerrilheiras de quadricula, a sul do Cassai. Tendo lhe sido conferida uma missão de tão grande importância para a estratégia de Agostinho Neto, a sua falta de empenho parece sintomática de dificuldades que não conseguiu ultrapassar.
O aparecimento dos Destacamento 'Benedito' com a mesma missão, a que aludiremos, esclarece em parte o assunto.
A finalidade primária do livro é a actuação dos Comandos no Leste, particularmente nos Agrupamentos 'Siroco' 1969, 1970 e 1971 e Agrupamento 'Raio' 1972, bem como nas operações finais no Leste - as Operações 'RUBI/ZH' e 'BIZARRA-LH' em 1973 -, que constituíram o golpe final nas aspirações do MPLA no Leste. Toda a obra é canalizada para estas operações dos Comandos e, para melhor compreensão dos locais onde actuaram, entendeu-se entrar com grandes pormenores em certos pontos. Entre estes estará a constituição dos grupos de guerrilha e a sua distribuição no terreno e a abordagem profunda, tanto quanto nos foi possível, da Ordem de Batalha do MPLA, dando a conhecer os nomes dos guerrilheiros mais conhecidos e o seu nome de guerra que os Serviços de Informação da ZMLeste e CCFAA conheciam perfeitamente."



Preço: 47,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.