segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Portugal & Angola - 'ALVES DOS REIS - Uma burla à portuguesa', de José Ruy e Alexandre Honrado - Lisboa 1994 - RARO




Portugal & Angola - A história em Banda Desenhada da burla de Alves dos Reis com as notas de 500 escudos no Banco de Portugal


'ALVES DOS REIS - Uma burla à portuguesa'
De José Ruy (desenhos) e Alexandre Honrado (argumento)
Edição ASA
Lisboa 1994


Livro com capas cartonadas, com 32 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.


Um muito interessante relato da vida e façanhas de Alves dos Reis, o empreendedor que decidiu, contra a sociedade portuguesa de então, auto-financiar-se para os seus sonhos e negócios, que passaram por desenvolver a economia de Angola (então colónia portuguesa em África), entre muitos outros investimentos. Recorreu pois à encomenda de notas de 500 escudos, à firma britânica que trabalhava para o Banco de Portugal, com a falsificação da papelada necessária a respectiva impressão.


Da contra-capa:
"Foi no decorrer de um trabalho académico que, enquanto recolhia apontamento relacionados com os muitos factores que contribuíram para a queda da I República, travei conhecimento com 'P MENINO DE OURO - O HOMEM DE LISBOA - ARTUR VIRGÍLIO ALVES DOS REIS'. Personalidade fascinante, portuguesa enquanto dotada de engenho e raça empreendedora, homem de descobrimento - foi o que mais nele me fascinou.
A tese histórica cresce em lugar próprio. A verdadeira história há-de contar-se um dia. Esta outra, em banda desenhada, é, assumida, ficção. E a ficção pode ser inimiga mortal da História, risco que corri, até porque o paladar mais intenso é o dos frutos proibidos.
Alexandre Honrado"



Preço: 35,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.