quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Guerra colonial - 'CATALABANZA QUILOLO E VOLTA'. de Fernando Assis Pacheco - Coimbra 1976 - MUITO RARO




Guerra colonial & Angola - Um dos livros de poesia mais notáveis sobre o conflito


'CATALABANZA QUILOLO E VOLTA'
De Fernando Assis Pacheco
Edição Centelha
Coimbra 1976


Livro com 76 + IV páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.



O livro 'Catalabanza, Quilolo e Volta', publicado em 1976, mas datado de 1972 na colectânea 'A Musa Irregular' (1991 e 1996), indo assim ao encontro da sua data moral, é seguramente um dos mais notáveis livros de poemas que se escreveu tendo como tema unificador a vivência da guerra colonial. Ao longo de 'Catalabanza, Quilolo e Volta' e socorrendo-se de estratégias de referencialidade para-textuais, como topónimos, dedicatórias, epígrafes ou nomes Assis Pacheco dá-nos as coordenadas geográficas da guerra a vários ritmos: Lisboa, Dembos, Luanda e de novo Lisboa são os topónimos que iniciam as quatro secções de poemas em que o livro se divide e que assinalam os vários espaços de guerra. Lisboa é assim afirmado como um espaço de guerra, porque a guerra não estava só em África, como o regime desejava: ela vinha a bordo dos navios e alojava-se nos que ficavam no cais, sugerindo-nos desde já uma estrutura temática circular veiculada pelos topónimos que assinalam os destinos dos barcos que empreendiam a viagem para a guerra. O livro inicia-se em Lisboa não como lugar de partida para a guerra..

O primeiro poema - "E Havia Outono?" – é porventura um dos mais belos textos que se escreveu sobre a guerra colonial


Poema 'O Garrote':
"Ribeiras limpas acudi-me.
Vou ficar vivo encostado
a esta memória de trampa.
Os meus olhos já foram brilhantes.
Sei fazer alguns versos mas nem sempre.
Eu narrador me confesso.
A guerra lixou tudo.

É curioso como se bebia
água podre.
Não falando no vinho, muito.
Durante os ataques doía-me um joelho.
Estou pronto, pensei.
Ninguém me conhece.
Os ratos são felizes.

Vocês não sabem como se perde a tusa.
De resto não serve para nada.
A melhor noite que eu tive
em Nambuangongo foi com uma garrafa de whisky.
Sei fazer versos mas doem.
Ninguém me conhecia dentro do arame.
[...]
Suponho que a violência tem os dias contados.
Se não é assim é parecido.
Eu vi-os sair do quartel
com as alpergatas nas últimas.
Vai ali o Ocidente, escrevi.
Vai beber água podre.

E depois há um que pisa uma armadilha.
Houve um que pisou uma armadilha!
Sei fazer versos. Ou seja: nada.
O coto em sangue.
Neste ponto o narrador sofreia a imaginação.
Ninguém disse que me conhecia.
Conheço um rato, está em cima duma viga.
Serve para a gente olhar."



Fernando Assis Pacheco (1937, Coimbra - 1995, Lisboa)
Estreou-se em 1963 com 'Cuidar dos Vivos'. Publicou em 1972 um dos livros da sua geração, com o título 'camuflado': 'Câu Kiên: Um Resumo', livro que em 1976 ganharia o título até aí ocultado: 'Catalabanza, Quilolo e Volta'. Reuniu a sua poesia sob o revelador título 'A Musa Irregular' (1991).


Preço; 75,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.