quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Portugal & Revolução - 'DICIONÁRIO DO 25 DE ABRIL', de John de Andrade - Lisboa 2002 - MUITO RARO;



Portugal - Uma obra fundamental para perceber os acontecimentos e os seus protagonistas


'DICIONÁRIO DO 25 DE ABRIL'
De John de Andrade
Edição Nova Arrancada
Lisboa 2002


Livro com 404 páginas e como novo.
De difícil localização.
MUITO RARO. 


Os acontecimentos que se seguiram à revolução de 25 de Abril de 1974, quando o MFA (Movimento das Forças Armadas) derrubou o regime do Estado novo, liderado por Marcelo Caetano e surgido do 26 de Maio de 1928, que se designam também por 'golpe de estado' e os subsequentes de PREC (Processo Revolucionário Em Curso), são explicados nesta magnífica obra e única no género.

Também os principais protagonistas do 25 de Abril de 1974, do regime então deposto, da PIDE/DGS, do CR (Conselho da Revolução), COPCON (Comando Operacional do Continente), a 5.ª Divisão, Acção Dinamizadora do MFA, a descolonização e os movimentos de libertação e os novos agrupamentos políticos em Portugal e nas ex-colónias de Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor, são aqui lembrados e explicados de forma sucinta mas eficaz.

Esta é pois uma obra fundamental de consulta permanente.


SINOPSE
“Bons para uns, mais para outros e péssimo para poucos, o 25 de Abril obteve a unanimidade de todos quanto a um aspecto: alterou profundamente o rumo da História do último quartel do século XX. Foi devido ao 25 de Abril que caíram a Rodésia (hoje Zimbabwe) e a África do Sul (futuramente Azânia). Foi devido ao 25 de Abril que o antigo Ultramar português conheceu guerras fraticidas que fizeram centenas de milhar de mortos e num número incontável de feridos. Foi ainda devido ao 25 de Abril que Portugal conheceu as bênçãos da democracia, uma das quais a liberdade de expressão, conquista admirável, que permite ao cidadão dizer o que entender (ou quase) sem ser incomodado pelas autoridades – e sabendo, ou pelo menos desconfiando, que pode falar, gritar ou bradar quanto quiser, que não altera num milímetro a conduta dos políticos cuja auspiciosa carreira o seu voto ajudou a concretizar.”


SOBRE O AUTOR
“JOHN ANDRADE é historiador de profissão. Frequentou a Universidade de Coimbra, sua terra ntal, onde se licenciou em Hitória. Tendo emigrado para Inglaterra em 1974 por razões pessoais, ali prosseguiu os seus estudos e obteve o grau de Doutor em História Moderna e Cotnemporânea. É autor de vários trabalhos sobre a sociedade portuguesa dos séculos XVI e XVII, embora seja mais conhecido no estrangeiro como especialista em aviação militar, forças de polícia e paramilitares e movimentos de guerrilha, tendo já publicado bários artigos e livros sobre os referidos temas, nomeadamente: Spanish and Portuguese militar aviation; Latin American militar aviation; Diário da Peste de Coimbra (1599).”


Preço: 37,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.