sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Angola & Guerra colonial - 'LÁGRIMAS DE GUERRA', de Mário Brochado Coelho - Porto 1989 - Muito Raro;



Angola & Guerra colonial - O conflito ultramarino revelado na primeira pessoa que o viveu


'LÁGRIMAS DE GUERRA' 
De Mário Brochado Coelho
Edição Afrontamento
Porto 1989


Livro com 330 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito raro. 


Sinopse
"Um diário, uma memória, um testemunho. Feito pelo então alferes miliciano Mário Brochado Coelho, mobilizado para Angola no início dos anos 60, e publicado tal e qual foi escrito, num dia-a-dia de factos e de memórias: as reacções e os espantos, as revoltas e as ternuras." 


Introdução
"Passados quase 25 anos é tempo ainda para pagar dívidas. É tempo ainda para recuperar a memória perdida. Dar testemunho através das palavras, das ideias e dos factos dos anos de guerra. Agora que o silêncio tudo parece ocultar e que começa a ser tentação demasiado fácil fazer ficção sobre uma realidade que se deixou esquecer ou distorcer, é tempo de recuperar o passado incómodo que somos. É tempo de dar vida aos mortos e violentados que a nossa falta de memória matou e violentou segunda vez.
Este é o meu diário da guerra de Angola. Assim o escrevi. Assim o quero publicar. Com fidelidade. Tal e qual. Será o meu contributo para uma história que, entre nós, ninguém quer fazer. Será o meu contributo para conceder alguma forma e alguma verdade a vidas e gestos injustamente esquecidos ou deliberadamente ignorados.
Um encontro, também. Comigo, o de então ou o de sempre; com os amigos de então ou de sempre; com as ideias de então ou de sempre. Um regresso perturbante. A defesa da memória, minha e de todos.”

Mário Brochado Coelho


Preço: 37,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.