domingo, 14 de setembro de 2014
Moçambique & Ultramar - 'O FEITIÇO DO BRANCO (Tadúa muzungo)', de A. Lopes Marques - Lisboa 1970 - Muito raro
Moçambique - A descrição da relações sociais entre os nativos e o colonos portugueses
'O FEITIÇO DO BRANCO (Tadúa muzungo)'
De A. Lopes Marques
Edição Livraria Luso-Espanhola
Lisboa 1970 (?)
Livro com 302 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito raro.
Da badana:
"O FEITIÇO DO BRANCO
Bem no nosso íntimo situa-se o sentimento que domina o convívio dos portugueses brancos e pretos em África. Não há estudo, não há política a sobrepor. É natural, é intrínseco; corresponde a uma predisposição amiga e fraterna. Não há plano nem directriz no trato com o africano. Tudo é simples porque é espontâneo. Não carece de roupagens nem disfarces. Somos em África como no Minho ou no Algarve: dádiva total. Ou talvez mais ainda. Talvez que tudo provenha do ambiente, da solicitação natural do nosso povo pelas terras e gentes distantes, do pendor pelos vastos espaços, pela largueza infinita !
A vida do cantineiro Fortunato, na Zambézia, 'na sua África' - um romance como em certo transe a apelidou - é a vida nos plainos e praias da nossa Estremadura ou Alentejo, com as suas violências, destemores, vícios, fraquezas e amizades.
O Cesário, sobrinho de Fortunato, nos seus verdotes, desvarios, na sua 'bebedeira de África' é de todos os recantos das nossas terras. Inexperiente e descuidado da terra e da gente, cedo se deparou com o correctivo que o levou ao bom caminho.
(...)
Tadúa Muzungo é o romance do portugês em África, em toda uma vida vivida a plenos haustos, entregando-se de alma e coração à gente e à terra, labutando por elas, batendo-se por elas, nela querendo findar os seus dias.«Carne da minha carne. Terra boa: mesmo depois de morto quero ser enterrado nela» - diria o muzungo Fortunato."
Preço: 60,00€
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.