Moçambique - A morte do lider da FRELIMO e Presidente da República na queda da aeronave oficial
'A MORTE DE SAMORA MACHEL'
De João M. Cabrita
Edição NovÁfrica
Maputo 2005
Livro com 82 páginas, ilustrado com mapas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
O autor, jornalista moçambicano nascido na cidade da Beira, com inúmeros trabalhos de investigação política editada na imprensa local e internacional e diversos livros publicados, investigou e analisou ao pormenor toda a documentação disponível sobre o 'acidente' que vitimou Samora Machel, quando regressava a Moçambique no avião presidencial, cuja tripulação era soviética.
As conclusões a que chegou tornaram-se polémicas e todavia não foram desmentidas nem rebatidas com veemência nem fundamentação.
Da contra-capa:
"Persistem dúvidas sobre o que terá realmente acontecido na fatídica noite de 19 de Outubro de 1986 quando uma aeronave do tipo Turpolev-134A, sob os comandos de uma tripulação cedida ao governo de Moçambique pela então união soviética, embateu contra a região montanhosa dos Libombos, em território sul-africano, causando a morte do Presidente Samora Machel e de outras 33 pessoas.
Será que de facto se tratou de um "acto de terrorismo de Estado" perpretado pelo antigo regime do Apartheid, como insistentemente alegasm as autoridades moçambicanas?
Terá havido alguém em Moçambique que facilitou tal acto, como publicamente o declarou a viúva do primeiro chefe de Estado moçambicano, Graça Machel?
Ou foi tudo consequência de erros da tripulação?"
O AUTOR:
“JOÃO M. CABEITA, moçambicano, nascido na Beira em 1953. Trabalha no ramo da comunicação social, contribuindo para publicações moçambicanas e europeias. É autor de um estudo sobre as causas da guerra civil moçambicana - ‘MOZAMBIQUE: THE TORTUOUS ROAD TO DEMOCRACY’ - publicado conjuntamente pela Palgrave / Macmillan (Londres) e Sr. Martin’s Press (Nova Iorque).“
Do ÍNDICE:
Lista de gravuras
Agradecimentos
Glossário
INTRODUÇÃO
1. - O Desastre
2. - Da Especulação à Desinformação
3. - Duas Comissões de Inquérito
4. - Os Factos
5. - Análise dos Factos
6. - As Conclusões
7. - Moçambique e URSS comentam
8. - A Comissão de Inquérito responde
Índice remissivo
Preço: 57,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.