domingo, 13 de julho de 2014

Moçambique & descolonização - 'M & U - COMPANHIA ILIMITADA', de Isabella Oliveira - Lisboa 2002 - Muito Raro;


 


Portugal & Moçambique - Os últimos dias do império português nesta antiga província ultramarina portuguesa na sequência da descolonização, relatados pela autora com o fervor revolucionário de quem viveu um sonho ideológico e apesar de o ter abandonado em fuga para a Europa, mantém 25 anos depois a mesma crença…


'M & U - COMPANHIA ILIMITADA'
De Isabella Oliveira
Edições Afrontamento
Lisboa 2002


Livro com 132 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização.
Muito Raro. 


A autora relata os últimos dias do império português em Moçambique, conforme os viveu pessoalmente, quando na sequência da revolução de 25 de abril de 1974 os militares que derrubaram o governo de Marcelo Caetano e as novas autoridades deram início à descolonização e à entrega à FRELIMO das rédeas do poder, a 25 de Junho de 1975.

É pois essa vivência e o ambiente revolucionário então vivido em Lourenço Marques (depois de rebatizada como Cam Phumo ficaria Maputo...), que a autora nos revela e que permite hoje ter uma ideia (para quem não viveu aquele ambiente), de como foi feita a história do abandono dos portugueses pelo seu governo e a saída apressada desta colónia da África oriental.


Da contra-capa:
"Lourenoço Marques, 25 de abril de 1974 /Maputo, noite de Natal de 1976 - Escrevo este texto vinte e cinco anos depois. Quis que ele fosse apenas uma história e nunca a História. Para o construir, impus-me apenas uma condição: não trair as emoções que guardei do período a que a sua acção se refere, independentemente do juízo que possa, hoje, delas fazer...” 

A Autora: 
ISABELLA OLIVEIRA nasceu em 1957, em Moçambique, onde viveu até completar o ensino liceal, e reside actualmente em Prtugal. Da mesma autora, as Edições Afrontamento editaram, em Maio de 2000, novela 'DB/81', nesta mesma colecção."



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 

1.a PARTE 
- Lourenço Marques, 25 de Abril de 1974 
- Os dias seguintes 
- A cidade do caniço 
- De regresso à cidade branca 
- Do Rovuma ao Maputo 
- A noite em que, em plena estação seca, a chuva caiu para limpar o colonialismo 

2.a PARTE 
- Enfim, sós 
- Dia de pagamento 
- Tivemos razão antes do tempo 
- O retour do adeus 
- Até sempre 

POSFÁCIO 
- Vinte e cinco anos depois 

ANEXO 
- Toponímia da cidade de Maputo 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.