domingo, 8 de setembro de 2013

Angola & Literatura - ‘BOM DIA CAMARADAS’, de Ondjaki - Rio de Janeiro 2006 - Raro;






Angola & Literatura - Uma obra bem apreciada pelos leitores deste jovem escritor angolano, aqui numa edição para o Brasil 


‘BOM DIA CAMARADAS’ 
De Ondjaki (Ndalu de Almeida) 
Edição Editorial Caminho S.A. / AGIR Editora L.da 
Rio de Janeiro 2006


Livro com 144 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“ACORDEI OUTRA VEZ bem-disposto, porque eu adorava ir aos comícios, aos desfiles.
‘Bom dia, camarada pai!’, disse a brincar, porque o camarada António ainda não tinha chegado. ‘Bom dia, camarada filho!’, respondeu-me, bem-disposto como sempre de manhã ele estava. Já havia leite aquecido, a mesa tinha sido posta na noite anterior, abri a janela grande da sala, e assim a claridade entrou naquele espaço, como se fosse alguém desconhecido que entra num sítio também desconhecido e tivesse aquela curiosidade de espreitar.
Do meu lugar eu via a chávena à minha frente, o fumo que saía da chávena, sentia o cheiro do pão torrado, o cheiro da manteiga a derreter nele, via do lado direito as barbas do meu pai, os ósculos dele, e ouvia o som lá dentro da boca a mastigar a torrada, trrruz, truz, mas o mais bonito era ver ali em frente o abacateiro. Vocês sabiam que o abacateiro também se espreguiça?” 

“O que ele faz não é o simples deitar de uma história na página do livro. Mais do que isso ele cria uma história para a nossa própria vida. Este é o motivo de quem escreve como é com Ondjaki - desengaiolar sentimentos.“ 
Mia Couto 


Da badana: 
“Infância é um antigamente que sempre volta.
Este livro é muito isso: busca e exposição dos momentos, dos cheiros e das pessoas que fazem parte do meu antigamente, numa época em que angola e os luandenses formavam um universo diferente, peculiar. Tudo isto contado pela voz da criança que fui; tudo isto embebido na ambiência dos anos 80: o monopartidarismo, os cartões de abastecimento, os professores cubanos, o hino cantado de manhã e a nossa cidade de luanda com a capacidade de transformar mujimbos em factos. Todas estas coisas, mais o camarada antónio...
Esta estória ficcionada, sendo também parte da minha história, devolveu-me memórias carinhosas. Permitiu-me fixar, em livro, um mundo que é já passado. Um mundo que me aconteceu e que, hoje, é um sonho saboroso de lembrar.“ 


Da Badana: 
“ONDJAKI (Nadalu de Almeida) nasceu em Luanda, Angola, em 1977. Licenciado em Sociologia, participou de antologias internacionais e escreve pata cinema e documentários.
É membro da União dos Escritores Angolanos.
‘ACTU SANGUÍNEU’ (Poesia, 2000) recebeu menção honrosa no ‘Prémio António Jacinto’. Com o livro de contos ‘E SE AMANHÃ O MEDO’ (2005), venceu os prémios literários ‘Sagrada Esperança’ e ‘António Paulouro’. 
Traduzido para francês, espanhol e alemão, ‘BOM DIA CAMARADAS’ (2001) é o seu primeiro romance.”  


OBRAS DO AUTOR: 
- ‘Actu Sanguíneu’ (poesia, 2000); 
- ‘Bom dia camaradas’ (romance, 2001); 
- ‘Momentos de aqui’ (contos, 2001); 
- ‘O assobiados’ (novela, 2002); 
- ‘Há prendisajens com o xão’ (poesia, 2002); 
- ‘Ynari: a menina das cinco tranças’ (infantil, 2003); 
- ‘Quantas madrugadas tem a noite’ (romance, 2004); 
- ‘E se amanhã o medo’ (contos, 2005). 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
‘BOM DIA, CAMARADA’ leitor brasileiro! 

II 

Glossário 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.