Política Internacional - Inicialmente apoiados pelo países ocidentais, no seu combate contra o regime ditatorial e marxista instalado em Cabul, com a queda do regime verificou-se o regresso do país a um regime repressivo e apoiante do terrorismo internacional
‘OS TALIBÃS’
De Ahmed Rashid
Capa de Carlos Vieira Reis
Tradução de Freitas e Silva
Edição Terramar
Lisboa 2001
Livro com 316 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
SINOPSE:
“A presença de Ussama bin Laden e das suas bases de terroristas no Afeganistão trouxe os talibãs para o centro das atenções internacionais como sendo o movimento islâmico mais radical e extremista em qualquer parte do mundo presente.
Mas sabe-se muito pouco acerca dos talibãs, devido ao profundo secretismo que tem envolvido a organização, os seus líderes e os seus objectivos. A um tempo, os talibãs conseguiram atrair tanto o fascínio como o ódio, tanto a controvérsia como o medo, quer no mundo muçulmano quer no Ocidente. As implicações geo-estratégicas da expansão dos talibãs criaram grande instabilidade na Rússia e na Ásia Central. E os talibãs tornaram-se assim um interveniente importante do novo ‘Grande Jogo’ - relembrando o confronto entre a Grã-Bretanha e a Rússia no Afeganistão do século xix - em que se manifestam a concorrência entre algumas companhias petrolíferas ocidentais, as manobras praticadas pelo Paquistão, pela Arábia Saudita e pelo Irão e as operações secretas da CIA. Prémio deste ‘jogo’: conseguir o acesso aos novos campos petrolíferos e permissão de instalação dos oleodutos - do mar Cáspio até ao golfo Pérsico -, tudo isto sem esquecer a atracção exercida pelo negócio da droga.”
Preço: 17,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.