quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ultramar - 'ANGOLA - A Descolonização, 24 de Abril de 1974 a 11 de Novembro de 1975', de J. Marques Rocha - Braga 2002 - MUITO RARO







Angola - O processo de descolonização dia a dia com todos os acontecimentos relatados


'ANGOLA - A Descolonização, 24 de Abril de 1974 a 11 de Novembro de 1975'
De J. Marques Rocha
Edição Grafibraga
Braga 2002


Livro com 448 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.

O autor, jornalista angolano, deu à estampa uma obra com muitos pormenores da história da tragédia que foi a descolonização e a guerra civil que se seguiu entre movimentos de libertação, FNLA, MPLA e UNITA.

Do tipo cronológico, o autor relata com recurso à comunicação social local, todos os acontecimentos, peripécias, conquistas e tragédias do processo político de transferência de poderes entre a potência colonial e o povo angola.

Um dos melhores livros do género.

Recomenda-se vivamente.


JOSÉ MARQUES ROCHA:
Nasceu em Moção, em 1941.
Com o serviço militar, seria mobilizado para Angola em 1962, integrado num batalhão de cavalaria.
Em 1965, ingressou nos quadros redactoriais do 'Jornal do CONGO', que se publicava em Carmona (Uíge).
Ingressou em 1967 na 'Rádio clube de Benguela' e meses depois foi convidado para a delegação de Benguela do jornal diário 'A PROVÍNCIA DE ANGOLA' e logo de seguida foi mobilizado para a sede do jornal em Luanda, onde se manteve como jornalista (e chefe de redacção) até 1975.
Em 1975, cansado dos conflitos armados, primeiro na guerra colonial de 1962 a 1965 e depois da revolução de 25 de Abril de 1974 aos conflitos entre os movimentos nacionalistas (ante-câmara da guerra civil), aceitou um convite e partiu rumo ao Canadá, para integrar a 'Rádio Clube de Toronto'.
Uma visita a familiares e amigos na cidade do Porto levou a regressar a Portugal, tendo aceite o convite de Silva Tavares, director do diário 'O COMÉRCIO DO PORTO' para ali exercer a sua profissão como repórter e mais tarde como sub-chefe de redacção.
Em 1977 foi convidado para os quadros da RTP-Porto, na chefia da redacção como sub-chefe, Chefe de Serviços de Informação, Chefe de redacção e por último Coordenador de Informação.
Entre 1988 e 2001 publicou as seguintes monografias do alto Minho: Monção, Valença, Melgaço e Vila Nova de Cerveira.

Adaptação das informações da badana.


Preço: 60,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.