domingo, 25 de novembro de 2012

Portugal & Angola - 'GUERRA É GUERRA - Um oficial da GNR no Iraque', de Miguel Costa Barreto - Lisboa 2010 - Raro;




Portugal & Angola - A experiência da GNR nas forças nas Nações Unidas contadas por um dos seus elementos


'GUERRA É GUERRA - Um oficial da GNR no Iraque'
De Miguel Costa Barreto 
Prefácio de Paulo Portas 
Edição Esfera dos livros
Lisboa 2010


Livro com 262 páginas, ilustrado com fotografias a cores e em muito bom estado. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro. 


Excelente livro da autoria de um dos responsáveis pelo contingente militar da GNR que esteve integrado nas forças das Nações Unidas no Iraque.


Da contracapa: 
“...Este não é um livro de instrução, ou de doutrina militar, nem um relatório final de missão. Este relato biográfico conta-nos a experiência pessoal de um homem, mostra-nos a dureza da separação da família, a camaradagem entre irmãos de armas, a preocupação de um oficial com os homens sob seu comando, a austeridade das condições num teatro de guerra, a história das terras e das populações encontradas.“ 
Paulo Portas , in Prefácio 

“ ‘Na verdade, só quem em campanha sentiu ter nas suas decisões o domínio da vida dos seus homens, sabe o que isso significa...’. O major Miguel Costa Barreto, segundo comandante do contingente português no Iraque, teve nas suas mãos a vida dos 128 militares do sub-agrupamento Alfa da GNR destacado em 2003 para um dos mais violentos cenários de guerra da actualidade. 

Quando viu os escombros do quartel-general das forças italianas em Nassíria, alvo de um ataque terrorista que vitimou 17 militares italianos de entre 28 mortos e 109 feridos, deparou-se com um cenário de horror e de total destruição. Um prenúncio do que seriam os seus quatro meses no Iraque. 

Numa obra original, escrita na primeira pessoa, o major Miguel Costa Barreto relata o seu dia-a-dia naquele teatro de guerra. Descreve-nos as condições em que viviam, os momentos de tensão quando saíam em patrulha, o receio perante um presumível carro-bomba, a ansiedade sentida segundos antes de se dar a ordem para disparar, as saudades da família. 

Episódios caricatos, como o do médico português que dormiu com o colete à prova de bala vestido ou uma refeição no Burger King montado em pleno deserto pelos norte-americanos. Momentos dramáticos como o do militar que recebeu a notícia de ter sido traído a milhares de quilómetros pela mulher ou os vividos aquando do ataque a jornalistas portugueses, durante o qual a repórter Maria João Ruela foi baleada. 

Guerra é guerra. 24 sobre 24 horas Miguel Costa Barreto esteve alerta para lidar com todas estas situações. Coragem, perseverança, espírito de camaradagem e união foram alguns dos ingredientes que tornaram a missão portuguesa no Iraque um sucesso.“ 



O AUTOR: 
“O MAJOR COSTA BARRETO nasceu em Lisboa em 22 de Abril de 1969. Iniciou a sua carreira militar como oficial dos fuzileiros em 1990, tendo posteriormente frequentado o curso de oficiais da GNR e ingressado nos quadros desta força. 

Frequentou vários cursos militares e policiais em Portugal e no estrangeiro, especialmente no âmbito da ordem pública e gestão de crises internacionais. Do seu currículo militar, destacamos os comandos da Companhia da Estrela, da 1.a companhia do Batalhão Operacional e posteriormente do próprio Batalhão Operacional do Antigo Regimento de Infantaria, hoje Unidade de Intervenção.

É um dos oficiais da GNR com maior número de missões internacionais desempenhadas, tendo estado presente nos teatros de Angola, Iraque e Bósnia-Herzegovina. Constam no seu currículo vários louvores e condecorações nacionais e estrangeiras tais como as medalhas de mérito militar, serviços distintos de segurança pública, comportamento exemplar e de reconhecimento. 

É finalista do curso de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa.“ 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
De Paulo Portas 
Agradecimentos 

1. Preparação para a missão 
2. Uma partida atribulada 
3. O começo da vida militar: a inspecção 
4. A chegada ao Kuwait 
5. Shaiba: um destino provisório 
6. Teste para os fuzileiros 
7. Nassiría: uma base destruída por um atentado 
8. O quotidiano da missão 
9. A outra face da missão: ajuda humanitária e instrução 
10. Um Natal é um fim de ano diferentes 
11. A base de Talil: mais uma mudança 
12. Condenado à morte em Angola 
13. Missão cumprida 
14. EPÍLOGO 


Preço: 25,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.