'UM OUTRO LADO DA GUERRA - Zemba, Angola (1963/1964)’
De Nuno Roque da Silveira
Edições Colibri
Lisboa 2007
Livro com 352 páginas, muito ilustrado com excepcionais fotografias e em muito bom estado de conservação. Novo . Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
O autor, que nos princípios da década de sessenta partiu para África para defender a pátria, relata de forma circunstanciada toda a sua aventura e amarguras, com destaque para o local onde a sua companhia militar ficou estacionada, Zemba, entre 1963 e 1964.
É um dos melhores livros do género. Um documento em termos do seu conteúdo e quanto ao seu arranjo gráfico.
SINOPSE:
O autor, que nos princípios da década de sessenta partiu para África para defender a pátria, relata de forma circunstanciada toda a sua aventura e amarguras, com destaque para o local onde a sua companhia militar ficou estacionada, Zemba, entre 1963 e 1964.
É um dos melhores livros do género. Um documento em termos do seu conteúdo e quanto ao seu arranjo gráfico.
SINOPSE:
“Estas memórias que passo agora ao papel, perseguem-me há quarenta anos. Julgo estar em condições de poder afirmar, que numa vida que já vai a caminho dos setenta, um curto espaço de tempo de participação numa guerra em Angola, na companhia de todos a que me juntei naquele Batalhão de Caçadores n.* 532, foi a experiência que mais me marcou ao longo destes anos. E não me esqueço que pertenço a uma das felizes gerações que viveu a alegria única e sublime da revolução do 25 de Abril de 1974.
Diz-me a minha mulher que o papel é paciente e permite que qualquer um escreva o que lhe apetece. Podem na verdade estas páginas de que me liberto, não merecerem o interesse que lhes atribuo, mas mesmo com essa dívida estou feliz por o fazer.“
Da contracapa:
“De novo a coluna militar avançava nas suas rodas, em picada estreita, e em cada viatura cada um de nós ignorava o que se passava à frente ou atrás e dos lados, a floresta abraçava-nos, comprimia-nos, podíamos colher tamos e afastar os que tolhiam a vista. Senti-me receoso pois sabia que qualquer inimigo que se escondesse nessa mesma floresta, me poderia tirar o quico da cabeça, dar-me uma catanada, entregar-me uma granada despoletada, ou até pregar-me um tremendo susto com um grito ou com uma risada.“
O AUTOR:
“NUNO ROQUE DA SILVEIRA nasceu na Chibia, Angola, em 1940. Fez os seus estudos primários e secundários em Lisboa, Barreiro, Algueirão e Lourenço Marques (hoje Maputo). Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, ainda pensou voltar à sua terra e exercer a preparação obtida com estudos em Ciências Sociais e em Política Ultramarina, mas acabou por fazer uma pós-graduação em Administração Hospitalar, tendo cumprido a maior parte da sua vida profissional como Administrador Hospitalar. Anteriormente ainda tinha trabalhado numa firma alemã de Dusseldórfia, acompanhando jornalistas, escritores e cientistas alemães, suíços e austríacos em visitas pormenorizadas a todas as regiões das então colónias de Angola e Moçambique.”
Do ÍNDICE:
Dedicatória
INTRODUÇÃO
1. - A Partida
I
II
III
IV
2. - A Viagem
3. - A Chegada
4. - A Viagem para Zemba
5. - Zemba
6. - O Correio
7. - E então Quibaxe
8. - Os Apresentados
9. - As batidas
10. - Perspectivas de Descanso
11. - Vitorino
12. - Era tempo de ir a Luanda
13. - José Luís de Sá
14. - Natal em Zemba
15. - Vista Alegre - Quibaxe - Vista Alegre
16. - Cambamba
17. - Boris Vian
18. - Sustos e rebuçados
19. - Isolamento
20. - Operação de Helicóptero
21. - Maria
22. - Armando Barradas da Conceição e captura de coluna inimiga
23. - Operações Café
24. - Gonga Dala
25. - Vender a alma ao Diabo
26. - Capitão Ginjinha
27. - Todos têm direito a descanso
28. - De novo Zemba
29. - Também se nasce em Zemba
30. - Quibaxe - Úcua - Luanda
31. - A fixação de Luanda
32. - Pequito Rebelo
33. - Finalmente a rendição
Preço: €42,50;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.