terça-feira, 13 de março de 2012

Moçambique & África - 'ARMANDO GUEBUZA - UM POUCO DE SI', de Luís Cezerilo e António Sopa - Maputo, 2004 - Muito Raro;






Moçambique - Foto-biografia do guerrilheiro que sucedeu como Presidente da República a Joaquim Chissano - História da luta da FRELIMO


'ARMANDO GUEBUZA - UM POUCO DE SI'
De Luís Cezerilo e António Sopa
Texto Editora
Maputo 2004


Livro de capas duras, com 195 páginas, como novo, profusamente ilustrado com dezenas de fotografias de todas as facetas da vida do biografado. Excelente. 
De muito difícil localização.
Muito Raro.


Livro editado em simultâneo em Maputo e Lisboa, traça toda a vida de Armando Guebuza com recurso a imensas fotografias desde o início da luta de libertação até à sua eleição como Presidente da República, sucedendo a Joaquim Chissano.

Nesta foto-biografia poderemos também tomar contacto com outras figuras do nacionalismo moçambicano, particularmente os militantes e guerrilheiros da FRELIMO e também as restantes ex-colónias portuguesas.

Livro muito interessante sobre estes tópicos.


Da contracapa: 
“O Acordo Geral de Paz é um documento importante, é uma referência, mas não é ele que guia o país hoje. O país é actualmente guiado por aquilo que são, em parte, produtos do Acordo de Roma e que foram materializados através de leis ou que vêm sendo materializados através de actividades de diversa índole, onde se destaca o papel da sociedade civil que a cada dia que passa se vai tornando muito rica, muito viva, muito efervescente é que contribui imenso para a análise e resolução dos problemas nacionais. Isso é que é  o Acordo Geral de Paz, ele não pode ser visto de forma estática, sem qualquer tipo de evolução.

Apenas algumas vozes cá dentro, vozes que se confundem com as dos próprios inimigos da liberdade de imprensa, passam a vida a gritar que não há liberdade de imprensa no país. E são inimigos da liberdade de imprensa não apenas aqueles que amordaçam ou atentam contra a vida dos jornalistas, mas também aqueles que, a coberto dela, cometem abusos, caluniam, injuriam, ou difamam, e aqueles que instrumentalizam esses crimes com objectivos políticos. 

(…) Neste momento, quando se fala de empresário nacional, procura-se logo saber qual foi o último empresário a falir e zomba-se dele. Isso gera um ambiente pouco propício para o encorajamento e fortalecimento dos cidadãos que se dedicam à actividade empresarial. Nesta óptica, consideramos que as nossas instituições devem saber acarinhar os empresários para depois se identificar os seus erros e se possível corrigi-los. 

A Universidade é uma manifestação prática da globalização. Não é por acaso que ela contém esta referência ao universal. Na verdade, a ideia principal que está por detrás da noção de Universidade é a ideia de que nela se adquire um conhecimento do mundo, no sentido mais lato do termo. 

O conhecimento do mundo implica o conhecimento da natureza, dos homens, dos animais e de todas as relações que cada um destes elementos estabelece com os outros. A Universidade é o lugar onde o mundo é trazido aos nossos pés.“ 
Armando Guebuza 


Preço: €67,50. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.