quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Guerra colonial - 'ANGOLA 1961', Amândio César (Lisboa 1961) - 1.ª edição - RARO





Angola - Início da guerra colonial - Os massacres de 15 de Março de 1961


'ANGOLA 1961'

De Amândio César
Editorial Verbo
Lisboa, 1961


Livro com 115 páginas, muito ilustrado, e em muito bom estado de conservação.
Este exemplar é uma 1.ª edição. Foram realizadas seis edições.
Destaque para as imagens dos massacres, muito impressionáveis aos mais sensíveis.
De difícil localização.

Da autotoria de um dos mais consagrados escritores portugueses de então, com vasta obra e dedicação às questões realacionadas com a sociedade, administração e culturas das porvíncias ultramarinas de Portugal. E com múltipla intervenção jornalística na rádio e imprensa angolana e portuguesa.

Da apresentação:
"Em Março e Abril de 1961, Amândio César viveu em Angola estas páginas de reportagem, que, lidas aos microfones da Emissora Nacional, serviram para esclarecer o grande público acerca da verdadeira imagem do terrorismo desencadeado contra Portugal.
As primeiras páginas são a impressão lírica sobre uma grande província com a qual acabava de tomar contacto. Mas a reportagem adensa-se de sentido, como que pressentindo-se nela tudo aquilo que iria suceder poucas semamas depois. Entre os acontecimentos de Fevereiro e de Março, Angola vivia ainda na impressão de uma possível tranquilidade. Depois, foi o terrorismo mais bárbaro e mais repugnante que aqui fica documentado pela palavra e pela imagem.
Não se preocupou Amândio César, apenas em anotar ou testemunhar factos e ocorrências. Procurou-lhes a origem, a fonte de onde partira toda uma acção contra Portugal. E assim, no capítulo AS SEMENTES DO TERRORISMO, fáz a análise implacável e documentada sobre as forças ocultas que lançaram contra o Portugal africano a mais torpe e insidiosa de todas as guerras: aquela em que se pretendeu sepultar em sangue toda uma obra civilizacional que dura há mais de cinco séculos.
É uma reportagem verdadeira, narrada por quem viveu os problemas e juntos deles se conservou até à chegada das primeiras tropas idas de Lisboa."



Do ÍNDICE:

DIÁRIO SENTIMENTAL EM ANGOLA
Chuva Quente - Um dongo flutua na baía - Tema para um romance social - Cabelo loiro e carapinha - Noite antiquíssima e idêntica - Em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo - O milagre de Cambambe - Depois do Dondo - Uma ave de aço nos liga

PRIMAVERA E MORTE NO CONGO PORTUGUÊS
Luanda, cidade de insónia - Vigília sem fim - A charrua e a espada (COMANDO DA MILÍCIA DE ANGOLA) - Musseques - Salazar e Angola - As obras valorosas - Terra retalhada - Antes da paz e da morte - Cada posto era uma trincheira - Para lá do ódio que cega - Um 'Baulindo' fiel - 15.000 quilómetros de Angola - Mais um tipo humano de Angola - Angola de amanhã - Elogio da imprensa local - Cortinha de silêncio - Os homens e os mitos - Fiel filho do seu povo...

AS SEMENTES DO TERRORISMO
As primeiras sementes... - A segunda etapa - Trabalho de sapa - A origem dos actos de terrorismo

MEU CÂNTICO DE AMOR A ANGOLA
Abril e Maio de 1961

PÁGINAS DOCUMENTAIS PARA UM 'LIVRO BRANCO'
Suplemento com 30 fotografias dos massacres, guerra e defesa no norte de Angola em 1961.


Preço: 55,00€.

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.