‘CONSTRUIR O FUTURO EM ANGOLA’
De Fátima Moura Roque
Edição CELTA
Lisboa 1997
Livro com 180 páginas, ilustrado com mapa e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“Angola tem excelentes perspectivas de reconstrução e transformação económica e potencialidades para se tornar num dos países mais prósperos de África. Todavia, para a concretização dessas potencialidades, é preciso, antes de mais, que os processos de paz e reconciliação nacional sejam consolidados é que o país beneficie de um governo com visão estratégica e de uma cooperação internacional adequada.
Num plano mais estrutural, há ainda inúmeros e graves constrangimentos humanos, institucionais, económicos e financeiros. Como realizar as potencialidades superando estes constrangimentos, de forma a transformar Angola num grande país democrático e respeitador dos Direitos Humanos, próspero e solidário, é a principal questão a que este trabalho procura responder.
FÁTIMA MOURA ROQUE, nascida em Luanda em 1951, é licenciada em economia pela Universidade de Luanda e doutorada pela Universidade de Witwatersrand (África do Sul). É autora, entre outros livros, de ‘ECONOMIA EM ANGOLA’ (1991) e ‘STRUCTURAL AND SYSTEMIC TRANSFORMATION PROGRAMME FOR ANGOLA’ (1995).“
“Angola precisa urgentemente de paz e de uma TESE. Oxalá os representantes do povo angolano não continuem a desperdiçar o talento e a dedicação ímpares de Fátima Roque e que ‘CONSTRUIR O FUTURO DE ANGOLA’ tenha o debate que merece. Sinto a falta que Alfredo de Sousa faz a este debate.“
Luís Miguel Beleza, Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa
“Viver è fácil, o que é difícil é viver fazendo a diferença. Fátima Roque, tal como o Professor Alfredo de Sousa, a quem é dedicado o livro, pode orgulhar-se de ser uma pessoa que tem vivido fazendo a diferença.“
Luís Campos e Cunha, Faculdade de Economia de Universidades Nova de Lisboa
“Ter ambição com os pés bem assentes na terra será um modo como poderá caracterizar-se este livro: baseado numa análise rigorosa das condições estruturais da economia e da sociedade de Angola, mostra, por um lado, as suas dificuldades, mas, por outro, os caminhos seguros que podem ser seguidos no seu desenvolvimento.“
Manuel Porto, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
“Este trabalho de Fátima Roque, independentemente de se concordar ou não com as ideias e as propostas nele expressas, está destinado a constituir uma referência para quem queira debruçar-se sobre a problemática do desenvolvimento de Angola - esse país tão fascinante, mas tão sacrificado à intolerância dos homens e às contradições da política.“
Manuel Sebastião, Universidade Católica Portuguesa
“Embora me sinta ainda mais longe das formulações tradicionais dos programas de estabilização conjuntural e de ajustamento estrutural que a autora, a verdade é que reconheço que estamos perante uma contribuição séria e bem articulada para o debate - urgentíssimo ! - sobre os caminhos futuros da economia e da sociedade angolanas. O acento tónico numa estratégia que enfatize a luta contra a pobreza parece-me apropriado. Espero apenas que, para além dos consensos a gerar a partir dela, seja possível mobilizar os (enormes!) recursos financeiros e humanos necessários para a implementar. A limitação existente quanto a uns e a outros será o grande calcanhar de Aquiles desta proposta.“
A. M. de Almeida Serra, ISEG, Universidade Técnica de Lisboa
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Índice de figuras, quadros e extratextos
PREFÁCIO, de Jorge Braga de Macedo
1. - O AJUSTAMENTO EM ÁFRICA: PERSPECTIVA GERAL
2. - O CONTEXTO ANGOLANO
3. - DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÓMICOS RECENTES
4. - TRANSIÇÃO PARA UMA ECONOMIA DE MERCADO: ARMADILHAS DE UMA REFORMA PARCIAL
5. - PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL E SISTÉMICA: OBJECTIVOS E INSTRUMENTOS
6. - PARA A RECONSTRUÇÃO SOCIOECONOMICA: TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL E SISTÉMICA
- Medidas de emergência e de criação de bases para a transição económica
- Estabilização macroeconómica
- Liberalização microeconómica
- Redimensionamento estatal e privatização
- Transformação sustentada
- Estratégia de redução da pobreza
7. - FASEAMENTO, INTENSIDADE E DURAÇÃO DA TESE
8. - ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO A LONGO PRAZO
ANEXOS
- Caracterização geral da República de Angola
- A África no contexto mundial: indicadores sócioeconómicos
- Estatísticas sobre a economia angolana, 1991-1996
- Requisitos sociais, políticos e institucionais do programa TESE
- Indicadores económicos sobre a África Subsariana
- Programa de Reabilitação Comunitária e Reconciliação Nacional
Bibliografia
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.