terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Guerra colonial - 'POEMAS DE GUERRA (Angola 1969-1971)', de José Niza - Santarém 2008 - RARO


 

 


Guerra colonial & Literatura - Os poemas de um dos intelectuais mais prestigiado do regime democrático


'POEMAS DE GUERRA (Angola 1969-1971)'
De José Niza
Edição O Mirante
Santarém, 2008


Livro com 208 páginas, ilustrado e como novo. Em excelente estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.


Da contra-capa:
"DO PREFÁCIO
José Niza é um médico praticante, um compositor e autor de letras consagrado e um músico amador (também por que amada a música) competente.
José Niza devia de consagrar muito mais do seu tempo à poesia, recuperando e dando versão definitiva ao que de certo já escreveu e guarda só para si. e, sobretudo, criando, escrevendo novos poemas (...)
O seu domínio da língua portuguesa é único. A maneira como descobre as palavras certas para transmitir o que pensa e o que sente, as contradições entre o que sente e o que pensa, o que é e não é, revela um poeta de que Portugal carece para nos explicar mesmo quando o faz pela negativa, o mundo em que vivemos hoje. um mundo que pouco terá a ver com o que Niza viveu em Angola, há mais de 30 anos, embora permaneças muitas das inquietações que denuncia, e que precisa de poetas como ele para ser mais suportável.
Um mundo que necessita desesperadamente de algum romantismo. E José Niza, por detrás do seu humor clássico, do seu protesto, da sua luta contra as injustiças, é também um romântico capas de se apaixonar por mulheres, causas, paisagens.
Francisco Pinto Balsemão"



«São 50 poemas escritos por José Niza no período em que esteve na tropa em Angola, uma pequena parte do manancial de escrita desses dois anos, numa "terapêutica" que prescreveu a si próprio, confessou hoje à agência Lusa.
"Tenho milhares de páginas, cartas que escrevia todos os dias à minha mulher", um diário que admite publicar um dia e que descreve como um trabalho "um pouco como o de um repórter".»



JOSÉ NIZA:
"Foi compositor, escritor e poeta com diversos livros e discos publicados. Foi autor e produtor musical tendo colaborado com alguns dos melhores artistas e intérpretes tais como Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, tendo vencido 4 Festivais RTP da Canção, um deles com a canção 'E depois do adeus'.
Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República por Santarém durante 15 anos e Presidente da Assembleia Municipal e do Centro Cultural e Regional. Foi ainda deputado ao Conselho da Europa.
No 10 de Junho de 1994 foi agraciado pelo Presidente Mário Soares com o grau de 'Grande Oficial da Ordem de Mérito'.
Foi Director de Programas, administrador da RTP e, mais recentemente, assessor de imprensa do Presidente da Assembleia da República durante o mandato do Doutor Almeida Santos.
À data da sua morte era Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores."


Preço: €27,50; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.