quarta-feira, 30 de abril de 2025

Portugal & História - ‘BREVE HISTÓRIA DO PREC’, de Rui Cardoso - Lisboa 2025;






Portugal & História - Apesar do esforço do autor, para se conseguir compreender o PREC (Processo Revolucionária em Curso) decorrido entre 1974/76 - principalmente para quem não o viveu… - além da leitura desta obra, torna-se necessário ler e analisar outras obras sobre a mesma temática 


‘BREVE HISTÓRIA DO PREC’ 
De Rui Cardoso 
Edição Oficina do Livro 
Lisboa 2025 


Livro com 224 páginas. 


Da contracapa:
“Uma ditadura que durava há mais de quatro décadas, caiu em menos de 24 horas. Que revolução era esta onde não morria quase ninguém? Onde jovens capitães faziam causa comum com as classes populares e as ruas se enchiam de povo em festa? 


Derrotada a via autoritária de Spínola, a 28 de Setembro e a 11 de Março, é resolvida a questão colonial, duas legitimidades não tardaram a entrar em confronto: a das novas instituições democráticas e a revolucionária.

A Assembleia Constituinte será cercada e o governo sequestrado.
Os soldados do Regimento de Artilharia de Lisboa farão um juramento de bandeira de punho erguido, declarando-se ‘ao lado do povo e ao serviço da classe operária’, a embaixada de Espanha será saqueada e o Conselho da Revolução mandará detonar os emissores da Rádio Renascença. Isto enquanto uma direita não tão democrática como isso se empenhava na contra-revolução armada.

Na espiral revolucionária de 1974 e 1975, Portugal parecia um manicómio em autogestão, mas, pelo menos transitoriamente, foi o povo quem fez a história. ‘BREVE HISTÓRIA DO PREC’ traça o retrato dessa época frenética e recorda a sua cronologia.“ 


Da badana: 
“Houve perseguição aos milionários e grandes patrões em 1975 ? Houve gente presa de forma ilegal, sem acusação ou identificação especificaras nos mandados de captura executados pelo COPCON ? Houve boicotes violentos a reuniões partidárias de direita e ataques a instalações destes ? Rigorosamente verdade. Mas tão verdade como o abandono deliberado de fábricas pelos patrões ou a sabotagem económica por parte destes. Além dos assaltos às sedes do PCP, de partidos mais à esquerda ou de sindicatos l
Ou ainda da campanha de terror levada a cabo a tiro e à bomba por uma rede clandestina de extrema-direita, responsável por meio milhar de atentados e mais de uma dezena de mortes. 
Ou seja, se em 1974/75 houve uma revolução com os concomitantes excessos, também houve uma contra-revolução e esta não foi nada meiga.“ 
Do PREFÁCIO 


O Autor: 
“RUI CARDOSO, nascido em 1953, licenciou-se no Instituto Superior Técnico, universidade onde, entre 1970 e 1974, participou na luta contra a ditadura. Entre 1978 e 1988, foi jornalista no ‘Diário Popular’, um jornal onde, durante o PREC, não houve saneamentos e a direcção foi eleita pela redacção. Esteve no ‘Expresso’ entre 1989 e 2019, como responsável pelos guias de viagem e editor da secção internacional. Foi também director da revista ‘Courrier Internacional’.
Presença habitual na antena da SIC Notícias na análise da actualidade internacional, é autor de uma dúzia de livros, sendo os mais recentes ‘Conta-me como foi’; ‘Mitos e Mentiras da História de Portugal’ (Casa das Letras, 2022) e ‘Mapa Cor-de-Sangue: As lutas, as Revoltas e as Tragédias em Portugal no tempo das Invasões Francesas’ (Oficina do Livro, 2024).“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
PREFÁCIO 
- A Liberdade passa por aqui 

I Parte 
PARA COMPREENDER AS COISAS 
- Um país em transformação acelerada 
- Uma revolução tão portuguesa 
- Porto dividido ou confederado ? 

II Parte 
“A PAZ, O PÃO, A HABITAÇÃO (…)” 
- A PIDE sai de cena, matando 
- O Porto ali tão perto 
- Ou saem todos ou não sai nenhum 
- 28 de Setembro, nem maioria nem silenciosa 
- A libertação da palavra 
- 11 de Março, crónica de um golpe anunciado 
- Testemunha da revolução 
- Esquerda, a grande divisão 
- Sem habitação não há liberdade 
- Uma onde de lutas populares 
- Escrever, falar e filmar em liberdade 
- O dia em que a revolução travou a fundo 
- Uma rede criminosa com executantes mas sem mandantes 
- As canções de Abril e os fados de Novembro 

III Parte 
OS DIAS DA REVOLUÇÃO 
1974
1975 
1976 
Posteriormente 


Preço: 27,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.