Portugal - Política & História - Uma publicação histórica com as propostas de candidatura do General Soares Carneiro - um brilhante militar com desempenhos de grande eficácia na área militar e administração civil em Angola - ligado à formação inicial dos Comandos e após o 25 de Abril à resistência durante o PREC contra a ala militar esquerdista que planeava a instauração de uma nova ditadura, que em 1980 foi candidato da AD (Aliança Democrática) contra Ramalho Eanes, o primeiro Presidente eleito democraticamente em 1976.
‘CANDIDATURA DO GENERAL SOARES CARNEIRO’
Os Serviços da Candidatura
Lisboa 1980
Documento com 36 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito Raro;
Breve resumo biográfico:
ANTÓNIO DA SILVA OSÓRIO SOARES CARNEIRO
(Matosinhos, 25 de Junho de 1928 - Lisboa, 28 de Janeiro de 2014)
Fez os seus estudos secundários e os preparatórios no Porto, onde frequentou o Liceu Rodrigues de Freitas e a Faculdade de Ciências. Após o curso da Escola do Exército, foi promovido a Alferes em 1950, tenente em 1952, capitão em 1955, major em 1967, tenente-coronel em 1973, a coronel em 1974, brigadeiro em 1978 e a general em 1980.
De 1960 a 1972 comandou em Cabinda a 1.a Companhia de Caçadores Especiais. Mais tarde, ainda em Angola, serviu no Centro de Instrução de Comandos.
No âmbito da defesa foi chamado a desempenhar várias comissões civis em Timor e em Angola.
A sua acção de 4anos à frente do Governo do distrito da Lunda ficou marcada por notáveis realizações no âmbito das comunicações e do desenvolvimento económico e social.
Face à exigências das novas estruturas de contra-subversão, criadas em 1971, foi nomeado Secretário-Geral de Angola em 1972.
Após o 25 de Abril de 1974, a Junta de Salvação Nacional nomeou-o Encarregado do Governo-Geral de Angola. Regressado a Lisboa no final de Junho foi promovido a coronel em Setembro de 1974 e nomeado Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar.
Preso a 12 de Março de 1975, viria a ser libertado a 11 de Maio do mesmo ano sujeito a um regime de residência fixa, por se ter empenhado na resistência ao totalitarismo que durante o PREC avassalou o país.
Posteriormente foi chamado a comandar o Regimento de Infantaria de Abrantes e após a frequência do Curso Superior de Comando e Direcção foi nomeado Director do Departamento de Instrução do Estado Maior do Exército.
Faleceu em Lisboa a 28 de Janeiro de 2014.
Do ÍNDICE:
Notas Biográficas do
GENERAL SOARES CARNEIRO
Proposta de apoio da AD à candidatura do
GENERAL SOARES CARNEIRO
Resposta do GENERAL SOARES CARNEIRO
Razões de uma candidatura
O momento político
Carta do Prof. MOTA PINTO datada de 18 de Junho de 1980 ao
GENERAL SOARES CARNEIRO
Preço: 27,50€;








Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.