segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Portugal & Moçambique - ‘O ENSINO PORTUGUÊS NOS PAÍSES LUSÓFONOS’, de Maria Emília Catela - Lisboa 2007 - Muito Raro;





Portugal & Moçambique - Análise aprofundada do ensino português nos PALOP’s e particularmente na Escola Portuguesa de Moçambique, cujo principal edifício se situa na capital, Maputo 


‘O ENSINO PORTUGUÊS NOS PAÍSES LUSÓFONOS’ 
A Escola Portuguesa de Moçambique e a Interculturalidade 
De Maria Emília Catela 
Prefácio de Guilherme de Oliveira Martins 
Edição Celta 
pLisboa 2007 


Livro com 150 páginas (132 + XVIII), ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da contracapa:
“Este livro é, antes de mais, o testemunho de um caso piloto da educação portuguesa: a instalação da primeira escola estatal fora do território nacional. 
A presença e a convivência de alunos de culturas e religiões originárias das mais diversas partes do mundo foram, e são, a razão da Interculturalidade da Escola Portuguesa de Moçambique. O cruzamento entre modelo de escola e ambiente multicultural foi a origem do tipo de gestão pedagógica da escola adoptado pela autora.“ 

A Autora: 
“MARIA EMÍLIA CATELA é licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, mestre em Ciências da Educação pela Northwestern University EUA, e doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Estocolmo, Suécia.
Tem actuado na concepção, execução e avaliação de reformas educativas ao longo de 13 anos de trabalho no Ministério da Educação português e executado trabalhos de consultoria e de cooperação em África, para a ASDI e a UNESCO. 
Foi Presidente da Comissão Instaladora da Escola Portuguesa de Moçambique e docente da Universidade Católica de Lisboa e no Instituto Inter-Universitário de Macau. É investigadora na Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa.“ 



Do ÍNDICE: 

Índice de Fotos e Figuras 
PREFÁCIO - Um projecto de vontade 
- Por Guilherme de Oliveira Martins 
Nota da Autora 
Agradecimentos 
A MICAIA, símbolo da Escola Portuguesa de Moçambique 

1. - PONTO DE PARTIDA 
- Um projecto inovador 
- Um registo incontornável 
- O estudo e a obra 
- Os alunos em foco 
- Algumas reflexões 
- À procura de referências conceptuais 

2. - A SOCIEDADE MOÇAMBICANA: PERCURSO HISTÓRICO 
- A ocupação do território 
- A cidade de Lourenço Marques 
- A demografia e os movimentos populacionais 
- O perfil sociocultural no final de 1900 

3. - A ESCOLA: GÉNESE E PERSPECTIVAS 
- Enquadramento e percurso 
- Antecedentes: a escola cooperativa 
- O projecto: a ‘nova escola’ 
- A concepção 
- As instalações 
- Os preparativos 
- A vivência 
- As ‘escolas portuguesas’ das províncias 
- As propinas 
- O conselho dos patronos 
- Perspectivas de futuro 

4. - OS PROJECTOS DE ESCOLA NO CONTEXTO MULTICULTURAL 
- Conceitos e paradigmas do trabalho de projecto 
- O projecto e a interculturalidade 
- ‘Operação Amizade’, um projecto de solidariedade 

5. - O PERFIL MULTICULTURAL DOS ALUNOS 
- Distribuição dos alunos por ciclo e ano 
- O género e a idade dos alunos 
- A nacionalidade dos alunos e os seus antecedentes familiares 
- A religião 
- A língua 

6. - O AMBIENTE INTERCULTURAL 
- Os tipos somáticos e as culturas dos alunos 
- As atitudes interculturais dos alunos 
- A influência multi e intercultural dos professores 

7. - OS FRUTOS DA MICAIA 
- A dimensão do projecto CELP 
- A inserção sociocultural da Escola: multi e interculturalidade 
- A projecção da Escola e do CELP 
- A gestão e o estatuto político CELP 
- Que modelo(s) para as escolas do Estado português no estrangeiro ? 

ANEXO 
Bibliografia 


Preço: 27,50€; 

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