Portugal & Moçambique - Análise aprofundada do ensino português nos PALOP’s e particularmente na Escola Portuguesa de Moçambique, cujo principal edifício se situa na capital, Maputo
‘O ENSINO PORTUGUÊS NOS PAÍSES LUSÓFONOS’
A Escola Portuguesa de Moçambique e a Interculturalidade
De Maria Emília Catela
Prefácio de Guilherme de Oliveira Martins
Edição Celta
pLisboa 2007
Livro com 150 páginas (132 + XVIII), ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“Este livro é, antes de mais, o testemunho de um caso piloto da educação portuguesa: a instalação da primeira escola estatal fora do território nacional.
A presença e a convivência de alunos de culturas e religiões originárias das mais diversas partes do mundo foram, e são, a razão da Interculturalidade da Escola Portuguesa de Moçambique. O cruzamento entre modelo de escola e ambiente multicultural foi a origem do tipo de gestão pedagógica da escola adoptado pela autora.“
A Autora:
“MARIA EMÍLIA CATELA é licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, mestre em Ciências da Educação pela Northwestern University EUA, e doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Estocolmo, Suécia.
Tem actuado na concepção, execução e avaliação de reformas educativas ao longo de 13 anos de trabalho no Ministério da Educação português e executado trabalhos de consultoria e de cooperação em África, para a ASDI e a UNESCO.
Foi Presidente da Comissão Instaladora da Escola Portuguesa de Moçambique e docente da Universidade Católica de Lisboa e no Instituto Inter-Universitário de Macau. É investigadora na Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa.“
Do ÍNDICE:
Índice de Fotos e Figuras
PREFÁCIO - Um projecto de vontade
- Por Guilherme de Oliveira Martins
Nota da Autora
Agradecimentos
A MICAIA, símbolo da Escola Portuguesa de Moçambique
1. - PONTO DE PARTIDA
- Um projecto inovador
- Um registo incontornável
- O estudo e a obra
- Os alunos em foco
- Algumas reflexões
- À procura de referências conceptuais
2. - A SOCIEDADE MOÇAMBICANA: PERCURSO HISTÓRICO
- A ocupação do território
- A cidade de Lourenço Marques
- A demografia e os movimentos populacionais
- O perfil sociocultural no final de 1900
3. - A ESCOLA: GÉNESE E PERSPECTIVAS
- Enquadramento e percurso
- Antecedentes: a escola cooperativa
- O projecto: a ‘nova escola’
- A concepção
- As instalações
- Os preparativos
- A vivência
- As ‘escolas portuguesas’ das províncias
- As propinas
- O conselho dos patronos
- Perspectivas de futuro
4. - OS PROJECTOS DE ESCOLA NO CONTEXTO MULTICULTURAL
- Conceitos e paradigmas do trabalho de projecto
- O projecto e a interculturalidade
- ‘Operação Amizade’, um projecto de solidariedade
5. - O PERFIL MULTICULTURAL DOS ALUNOS
- Distribuição dos alunos por ciclo e ano
- O género e a idade dos alunos
- A nacionalidade dos alunos e os seus antecedentes familiares
- A religião
- A língua
6. - O AMBIENTE INTERCULTURAL
- Os tipos somáticos e as culturas dos alunos
- As atitudes interculturais dos alunos
- A influência multi e intercultural dos professores
7. - OS FRUTOS DA MICAIA
- A dimensão do projecto CELP
- A inserção sociocultural da Escola: multi e interculturalidade
- A projecção da Escola e do CELP
- A gestão e o estatuto político CELP
- Que modelo(s) para as escolas do Estado português no estrangeiro ?
ANEXO
Bibliografia
Preço: 27,50€;


Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.