terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Portugal - Índia & Ultramar - ‘INÍCIO DA JORNADA’, de Manuel António Vassalo e Silva - Goa 1959 - MUITO RARO;





Portugal - Índia & Ultramar - Resenha sumária do 1º ano da Governação do Excelentíssimo Brig. Manuel António Vassalo e Silva Governador-Geral do Estado da Índia 


‘INÍCIO DA JORNADA’ 
De Manuel António Vassalo e Silva 
Edição da Imprensa Nacional 
Goa 1959 


Livro com 210 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


SINOPSE: 
“AO PASSAR O PRIMEIRO ANO de governo de S. Ex. o Governador-Geral do Estado da India, Brigadeiro Manuel António Vassalo e Silva, a Imprensa Nacional, desejando prestar uma singela homenagem a Sua Excelência pelas suas altas virtudes e muita dedicação pelo povo de Goa, Damão e Dio, tomou a iniciativa de publicar a presente resenha dos principais factos ocorridos desde a sua posse no Ministério do Ultramar, em Lisboa, até ao presente, como elemento de estudo da sua já notável acção governativa.

Na falta de textos de muitos dos discursos proferidos, quase todos de improviso, e na carência de registos do dia a dia, coligiram-se através dos relatos da imprensa local os elementos que foi possível aproveitar.

Do leitor se espera benévolo acolhimento, pedindo-se-lhe que considere esta desva- liosa contribuição adentro da modéstia do seu propósito.”


O Autor: 
“MANUEL ANTÓNIO VASSALO E SILVA, foi um general do Exército Português e o último governador do Estado Português da Índia.

Nascimento - 8 de janeiro de 1899 - São Pedro, Torres Novas
Morte - 11 de agosto de 1985 (86 anos) - Lapa, Lisboa 

Biografia
Manuel António Vassalo e Silva nasceu a 8 de janeiro de 1899, na freguesia de São Pedro, em Torres Novas, distrito de Santarém, e foi batizado nessa freguesia a 12 de fevereiro de 1893, como filho de Maria da Encarnação Vassalo e Silva, natural de Alcanena (então ainda pertencente ao concelho de Torres Novas), e de Manuel Caetano da Silva, lojista, natural de Mação. 
Era irmão mais novo de Maria Lamas.
Quando ainda capitão, foi feito oficial da Ordem Militar de Avis a 25 de fevereiro de 1928, tendo sido elevado a Comendador da mesma Ordem a 29 de setembro de 1951, feito Oficial da Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial Classe Industrial a 2 de novembro de 1954 e elevado a Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis a 4 de dezembro de 1958. 
Caiu, junto com a guarnição portuguesa em Goa, aquando da invasão indiana do território, em 1961. Vassalo e Silva, com cerca de três mil homens em armas, teve de se render (e ficaram temporariamente prisioneiros) perante as forças indianas, que contavam com cerca de 40 mil soldados.
Teve, no entanto, ordem de António de Oliveira Salazar para que não se rendessem e lutassem até à morte. Como Vassalo e Silva «decidiu» a rendição, em face das circunstâncias, foi expulso das Forças Armadas Portuguesas, tendo sido reintegrado após o 25 de Abril de 1974. Ganhou o epíteto de Vacila e Salva.
Desde 2014, por proposta da Associação Nacional dos Prisioneiros de Guerra, o seu nome está consagrado na toponímia de Lisboa através da Rua General Vassalo e Silva, situada entre as Olaias e a Picheleira, na freguesia do Beato. É também homenageado em ruas da Charneca da Caparica, concelho de Almada, de Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, e de Torres Novas, sua terra natal. 

Vida pessoal 
Casou civilmente em Sintra, a 1 de setembro de 1923, com Fernanda Pereira e Silva Monteiro, então com 20 anos, filha de António da Silva Monteiro e de Ida Ester Pereira e Silva. Fernanda Monteiro faleceu a 27 de julho de 1983. 
Morreu a 11 de agosto de 1985, na freguesia da Lapa, Lisboa, vítima de aterosclerose generalizada. A sua última residência foi no 4.º andar direito do lote 7 da rua Garcia de Resende, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, tendo sido também sepultado no Cemitério do Lumiar.”


Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.