Portugal - Angola & Literatura - Um dos maiores expoentes da literatura africana de expressão portuguesa, nascido em África, Moçambique, casado com a poetisa angolana Alda Lara, inúmeras obras editadas e uma vida profissional vivida em Angola, e nas últimas décadas em Portugal
‘OVIMBANDA E OUTRA’
Teatro
De Orlando de Albuquerque
Edições APPACDM Distrital de Braga
Braga 1995
Livro com 94 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“Adriano Moreira disse, um dia, a respeito da presença de Portugal em África: ‘Ficaremos. Mortos ou vivos, mas ficaremos.’
Não ficámos. Para desgraça dos Africanos e para vergonha nossa. A descolonização, como foi feita, constitui a página mais trágica da nossa história.
Salvar-se-á, ao menos, o idioma lusófono que lhes legámos ?
A literatura africana de expressão portuguesa é fenómeno que começou a esboçar-se; mas impôs-se definitivamente como factor de civilização pujante e iniludível. Hoje, Faculdades abertas ao mais amplo e são humanismo, como a Faculdade de Filosofia e Letras de Braga, incluem no seu Organigrama escolar a cadeira curricular da ‘Literatura Africana’. Nomes como Paixão Franco, Silvério Ferreira, Vieira Lopes, Jorge Rosa, António Jacinto, Ermelinda Xavier, Humberto Silveira, Maurício Gomes, Viriato da Cruz, A. Neto, Alda Lara e Orlando de Albuquerque, para só me referir a alguns cultos da literatura angolana e moçambicana, vincularam o seu nome, com marca indelével, a um rico património de poesia e prosa, de que podem ufanar-se não só os Africanos, mas os Portugueses que os impulsionaram ou com eles colaboraram.
Orlando de Albuquerque, moçambicano, coevo de Miguel Torga e, como ele, escritor de rija têmpera, estilo flamejante, vigoroso e melódico, autor de quase duas dezenas de livros de poesia, contos, romances e teatro, é, quanto a mim, dos escritores de maior garra, de mais fecunda imaginação e de mais equilibrado bom gosto, brotados da literatura africana de expressão portuguesa.
Como o fundibulário de Ceide, Orlando de Albuquerque, médico-cirurgião, como Torga que foi um otorrinolaringologista, brande acusticamente a sátira, não com invectivas retóricas à moda de Verrinas, mas com uma ironia subtil e persistente, cujo humor actua anódino, mas eficazmente, como o bisturi do operador sob a acção calmante da anestesia.
A sua obra mais recente (entre as publicadas) - ‘História dos Diabos’ - prova exuberantemente um escritor em plena maturidade do seu talento de novelista, com lampejos flagrantes de camioianismo.
O acendrado portugesismo de Orlando de Albuquerque afina em perfeita sintonia com o portugesismo de Miguel Torga. A língua que engrandeceu a um, guindou-os a ambos a culminâncias inultrapassáveis de buriladores perfeitos da formosa fala portuguesa.“
A. Freire
Do ÍNDICE:
OVIMBANDA
Personagens
Acto I
Acto II
O FILHO DE ZAMBI
Personagens
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.