África & História - A história remota de Angola, durante a permanência colonial portuguesa e a resistência das tribos angolanas, sob o comando e orientação da rainha Ginga, em torno do comércio europeu e da escravatura
‘GINGA - RAINHA DE ANGOLA’
De Manuel Ricardo Miranda
Edição da Oficina do Livro
Lisboa 2008
Livro com 256 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“MENTALMENTE, DO FUNDO DO CORAÇÃO, REPETI E REPITO, VEZES SEM CONTA: CURVO-ME PERANTE TAMANHA REALEZA”
“Entre o cenário da ambição da corte portuguesa do século XVI, as tribos de África e os engenhos de açúcar no sertão brasileiro, revela-se o retrato de uma mulher invulgar que enfrentou o poder da Europa e se tornou uma figura marcante na luta contra a escravatura.
Uma história singular, nascida das memórias do autor em terras africanas e da sua experiência na Guerra Colocar, depois de conhecer um soldado angolano descendente da Rainha Ginga.“
Da Badana:
“No século XVI, Portugal incrementava as suas relações comerciais com África, crescendo a presença e interesse dos europeus neste continente. Num contexto de desenvolvimento económico, a ambição desmedida e o lucro fácil envolviam a Coroa, bem como os negreiros europeus e africanos, naquilo que se podia considerar o maior negócio do século: o tráfico de escravos para o Brasil.
Em Cabassa, Angola, nasce Nzinga Mbandi Ngola, mais tarde conhecida pelos portugueses como a Rainha Ginga. De ascendência nobre, filha do Rei dos Mbundos, opositor da presença europeia, cedo revela aptidão e desejo de comandar as tribos de seu pai.
Mulher de forte personalidade e de rara beleza de espírito, Ginga torna-se a mulher mais poderosa de toda a África. Com uma visão notável de estadista para a época, a sua figura está ligada à génese dos movimentos nacionalistas angolanos, da luta de resistência à ocupação do território e, sobretudo, ao tráfico de escravos.
‘GINGA - RAINHA DE ANGOLA’ é um intenso romance vivido no sertão africano onde lenda e realidade se confundem numa narrativa histórica sobre as relações entre Portugal e Angola e, sobretudo, sobre uma mulher indomável que enfrentava as grandes potências para defender o seu povo.
Uma figura ímpar na História de Angola e inspiradora de gerações vindouras na defesa de ideias que pertencem a todos os tempos.“
O Autor:
“MANUEL RICARDO MIRANDA nasceu em Cascais em 1943. Cumpriu o serviço militar e viveu em Angola nas décadas de sessenta e setenta.
Economista de profissão, sempre foi um apaixonado por História. Das suas memórias em terras africanas, das lendas e das realidades que foi conhecendo, escreveu este romance que é uma homenagem a todos os combatentes anónimos que lutam pela liberdade.
‘GINGA - RAINHA DE ANGOLA’, a sua primeira obra, nasceu da sua experiência na Guerra Colonial, depois de conhecer um soldado angolano descendente da Rainha Ginga. Uma tatuagem perfeita no seu braço direito mostrava uma ave, identificadora da tribo da rainha. Um sinal que inspirou esta história apaixonante.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
PRÓLOGO
ANTECEDENTES
Capítulo Primeiro
Capítulo Segundo
Capítulo Terceiro
Capítulo Quarto
Capítulo Quinto
Capítulo Sexto
Capítulo Sétimo
Capítulo Oitavo
Capítulo Nono
Capítulo Décimo
Cronologia dos Principais Acontecimentos
Bibliografia
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.