Angola - Igreja & História - Um sacerdote que dedicou toda a sua vida à fé e ao seu povo, durante o período em que foi uma província ultramarina portuguesa, na descolonização, na guerra civil de 1975 a 1992 e teve um papel determinante na paz entre os rivais políticos e militares do MPLA e UNITA
‘MINHAS ORIGENS E APRENDIZAGENS’
Autobiografia do Cardeal
De Alexandre do Nascimento
Edição EAL - Edições de Angola
Luanda 2005
Livro de capas duras, com 156 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Biografia do Cardeal:
“ALEXANDRE DO NASCIMENTO: um sacerdote católico angolano na transição do colonialismo português para a independência de Angola.
Resumo: O percurso de D. Alexandre Nascimento (1925-2024), bispo de Malanje (1975), arcebispo Metropolitano de Lubango (1977), cardeal (1983), arcebispo de Luanda (1986-2001), é analisado na dupla perspetiva de compreender a dinâmica das relações entre Estado e Igreja Católica no período colonial, transição para a independência e primeiros anos da independência, e a agência da personalidade em causa na transformação dessas relações.
Testemunha do seu tempo, D. Alexandre Nascimento foi também um agente religioso e social, geralmente discreto, cuja ação, de contornos ainda pouco treinados, é aqui evidenciada. A sua simpatia pelo nacionalismo angolano, formada no final da década de 1950, nasceu da consciência das injustiças sociais do colonialismo português e leva-o a estabelecer contactos com os nacionalistas angolanos e com os oposicionistas católicos portugueses ao Estado Novo, durante o período de exílio na metrópole, entre 1961 e 1971.
A sua imagem crítica do colonialismo português dá-lhe um reconhecimento junto dos nacionalistas angolanos que lhe permite dispor, durante o período de transição para a independência, de uma margem de manobra para estabelecer mediações entre a Igreja Católica e o poder político, entre a hierarquia católica e os padres mais identificados com a vanguarda revolucionária, que outros elementos do episcopado não possuem.
Nos primeiros anos da independência afirma-se como defensor da autonomia institucional da Igreja Católica e dos direitos humanos em Angola.
Palavras-chave: Estado Colonial, Resumo: D. analisado na dupla perspectiva de compreensão da dinâmica das relações entre o Estado e a Igreja Católica no período colonial, na transição para a independência e nos primeiros anos da independência, bem como na agência de uma personalidade envolvida na transformação dessas relações. Testemunha de seu tempo, D. Alexandre Nascimento foi também um agente religioso e social.”
Preço: 62,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.