segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Portugal & Descolonização - ‘A ILHA DAS TREVAS’, de José Rodrigues dos Santos - Lisboa 2002 - Muito Raro;







Portugal & Descolonização - A história da trágica e sangrenta descolonização e abandono de Timor por parte da potência colonizadora em 1975, a consequente invasão e ocupação Indonésia que durou 24 anos, a resistência armada dos timorenses e em 1999 a retirada dos invasores e o referendo em que de forma maciça os timorenses optaram pela sua independência, relatados em forma de romance com recurso aos factos e à realidade histórica 


‘A ILHA DAS TREVAS’ 
De José Rodrigues dos Santos 
Edição Temas & Debates 
Lisboa 2002 


Livro de capas duras e sobrecapa, com 230 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da contracapa: 
“A vida e tragédia de uma família timorense serve de ponto de partida para o romance de estreia de José Rodrigues dos Santos. Povoado de personagens e situações verdadeiras, ‘A ILHA DAS TREVAS’ conta a genuína história da anexação Indonésia de Timor-Leste e relata os desesperados esforços de timorenses e portugueses para pôr fim a essa ocupação.
Um romance pungente onde a ficção se mistura com o real para expor, num ritmo dramático, poderoso e intenso, a trágica verdade que só a ficção, quando aliada à narrativa histórica, consegue revelar em toda a sua amplitude. De Díli a Oslo, de Jacarta a Lisboa, do Monte Matebian a Tacitolo, vemos Paulino e a sua família serem apanhados pelo turbilhão da história, numa aventura em que se cruzam com Adelino Gomes e Max Stahl, em que a sua vida é ditada pelas decisões de pessoas como Suharto e Ali Alatas, Yusuf Habibie, os generais indonésios e Bill Clinton, Durão Barroso e António Guterres, todos eles personagens de um empolgante romance que se assume como uma apaixonante narrativa histórica.
‘José Rodrigues dos Santos é um contador de histórias por excelência.’ “ 
Jornal ‘A CAPITAL’ 


“A presente obra relata a história de Timor-Leste no período compreendido entre 1975;e a actualidade. Todos os factos e figuras apresentadas visam exclusivamente ilustrar a situação do povo timorense e os esforços envidados no longo caminho para a sua autodeterminação, sem nenhuma intenção que não seja a de contar, pela ficção, a verdade, e sem pretender ofender a honra e consideração dos envolvidos neste processo.“ 
O Autor e a Editora


Da badana: 
“Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Com a sua família, assistiu à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um joguete das circunstâncias ocorridas entre a invasão Indonésia de 1975 e o referendo de 1999. Só há uma pessoa a quem ele pode confessar o seu segredo, mas terá coragem para o fazer ? 
Pela história de Paulino, da sua família e do seu segredo vemos desfilar a história recente de Timor-Leste, num romance povoado de personagens e situações verdadeiras, muitas delas descritas com grande rigor histórico. Na sua caminhada pela sobrevivência, vemos Paulino cruzar-se com Adelino Gomes e Max Stahl, intérpretes de uma empolgante narrativa que envolve também João de Deus Pinheiro e Durão Barroso, Suharto e Ali Alatas, António Guterres e Bill Clinton, Yusuf Habibie e Dewi Anwar, Xanana Gusmão, os generais Indonésios e o povo timorense. 
‘A ILHA DAS TREVAS’ é o primeiro romance de ficção / verdade a contar a genuína história, a conhecida e a oculta, dos 24 anos de anexação Indonésia de Timor-Leste.“ 



Do ÍNDICE: 

Abertura 
- Confissão 
- Ataúro 
- Díli 
- Fronteira 
- Invasão 
- Genocídio 
- Montanha 
- Santa Cruz 
- Cerco 
- Referendo 
- Caos 
- Kraras 
- Tacitolo 
Nota Final 


Preço: 32,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.