sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Portugal & Guerra do Ultramar - ‘COMBATE NA RECTAGUARDA’, de Ramiro Ramires - Coimbra 1978 - Muito Raro;



Portugal  & Guerra do Ultramar - Colectânea de artigos do autor dedicados ao conflito que o país enfrentou nas suas antigas províncias ultramarinas portuguesas de África (Angola, Guiné e Moçambique), de solidariedade para com os milhares de combatentes que faziam a defesa da Pátria 


‘COMBATE NA RECTAGUARDA’ 
De Ramiro Ramires 
Edição do Autor 
Distribuição Coimbra Editora
Coimbra 1978 


Livro com 136 páginas e em muito bom estado de conservação. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


O LIVRO: 
“Primeira e provavelmente única edição deste livro no qual o Autor reuniu alguns artigos, escritos entre 1961 e 1974, e que, nas suas próprias palavras, correspondem a um gesto de solidariedade com aqueles portugueses que no Ultramar combatiam de armas na mão ao serviço da sua Pátria. 

Escrevendo-os, eu fui também um ‘objector de consciência. Simplesmente, a minha consciência funcionou às avessas do que se tem visto, pois que punha objecções ao meu comodismo e me impelia a ir combater ao lado dos que estavam cumprindo o seu dever. Na impossibilidade física de obedecer à minha consciência, resolvi praticar a minha solidariedade escrevendo alguns artigos em que procuraria afervorar o sentimento patriótico dos Portugueses, que me parecia muito arrefecido, e desse modo dar uma razão e um sentido ao sacrifício dos meus compatriotas combatentes. (...) Quanto maior e mais poderosa é uma Nação, mais avassalador o seu patriotismo. Contra o patriotismo tentacular dos grandes só há uma defesa: o patriotismo irredutível dos pequenos. Fica explicada a índole dos artigos que se seguem. Como combate na retaguarda, como solidariedade com os que combatiam na frente, são poucos e fracos, Só valem pela intenção. Hoje, no pensamento de quem os escreveu, apenas representam uma comovida homenagem aos Portugueses de qualquer cor, que na África, na Ásia, na Oceania, verteram o sangue, sacrificaram a validez, perderam a vida para nada. ...Para nada? Nada neste mundo acontece para nada’.”



Do ÍNDICE: 

APRESENTAÇÃO 
- A Baía de Lourenço Marques 
- Camões e os Portugueses de quinhentos 
- O passado no presente 
- U.S.A. & U.R.S.S. 
- Racismo abaixo de zero 
- Dois conceitos de civilização 
- Convivência 
- Os Missionários 
- Portugal e Europa 
NOTA FINAL 


Preço: 27,50; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.