Moçambique & Literatura - Obra da autoria de Afonso Ribeiro, escritor pioneiro do Neo-Realismo Português, foi também colaborador nas publicações Altitude e Sol Nascente.
‘ESCADA DE SERVIÇO’
De Afonso Ribeiro
Capa de Rui Knopfli
Composto e impresso na Tipografia Artes Gráficas, Lda.
Edição do Autor
Lourenço Marques 1957
Livro com 472 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
Do Esclarecimento:
“ ‘ESCADA DE SERVIÇO’, o romance agora dado à luz da publicidade, é uma nova versão de outro romance, curto e rápido, que publiquei em 1941 – Plano Inclinado.
Embora o esqueleto da obra primitiva se mantenha nesta, pareceu-me admissível, de tal forma são profundas as alterações a que a sujeitei, dar-lhe um título diferente. Compreendo sem dificuldade que tanto a mudança do título como o simples facto da remodelação, mais ou menos integral, de um trabalho já publicado levanta, ou pode levantar, um sem número de questões e problemas que me seria lícito abordar aqui, mas que, em verdade, não abordarei. Efectivamente o meu único desejo, ao escrever esta pequena nota, foi o de prestar o esclarecimento que aí fica e que eu devia ao público e à crítica – pelo menos àquela parte da crítica que tem por hábito ler os livros sobre que se pronuncia.
Acontece ainda ter sido posto à venda, não há muito, um livro, um romance, com este mesmo título de Plano Inclinado. Ora isto, segundo o que penso, poderia dar origens a confusões – que não conviriam a ninguém.”
SINOPSE:
"...O velho ex-alugado Francisco foi mendigar, deixar pelas portas e pelos pátios os seus padre-nossos, o seu pejo; foi logo pela manhã e para longe, rumo aonde o não conhecessem nem ele conhecesse ninguém (ao menos fora da terra sou um estranho e não sinto tanta vergonha, o que é que sentirei quando bater à primeira casa, a pedir a primeira esmola?). O velho ex-alugado Francisco iniciou os seus passos no amargo caminho da caridade levando na mão uma saquinha de riscado, que à noite esvaziaria em cima da mesa - «Aqui tens, Joana, foi tudo o que me deram, olha, e aqui tens também o dinheiro prò caderno da pequena».
A pequena, nesse dia, teve férias, pela manhã a sua mãe dissera-lhe:
- Hoje ficas em casa, Maria, bem sabes porquê, não sabes? Deixa chegar o teu pai a ver o que ele arranjou, se trouxer alguns tostões amanhã vamos comprar o teu caderno..."
Preço: 52,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.