África & História - Sadat sucedeu ao grande nacionalista árabe Gamal Nasser e dirigiu o Egito tornando-o uma das mais importantes e modernas sociedades árabes, acabando por ser assassinado numa parada militar por militantes extremistas religiosos que se opunham à sua estratégia e acção política e diplomática
‘AUTOBIOGRAFIA’
De Anwar el-Sadat
Tradução de Francisco M. da Rocha Filho
Edição DIFEL
Rio de Janeiro 1978
Livro com 318 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da badana:
“ANWAR el-SADAT tornou-se Presidente do Egito em 1979. Num período relativamente curto de governo ele tem realizado mais do que a maioria das pessoas julgaria possível, proporcionando a seu povo os benefícios do progresso do século XX e, mais recentemente, promovendo a paz na região árabe.
Sua vida se iniciou numa aldeia, a de Mit Abul-Kum, e até hoje os seus próprios valores espirituais e humanos refletem os princípios básicos das povoações que marginam o Nilo: lealdade, honra, generosidade e coragem.
Sadat foi um menino pobre e desde a infância seus dotes de inteligência e determinação é que lhe permitiriam instruir-se devidamente e fazer carreira nas fileiras do exército de seu país. Mas o amadurecimento dos seus ideais e o vigor de sua índole se deveram, em grande parte, ao período em que esteve preso pelos ingleses durante a II Guerra Mundial. Como tem ocorrido a muitos líderes do Terceiro Mundo, o tempo passado na prisão foi para Sadat propício à reflexão, ao aprofundamento da identificação com a vida e os problemas da Nação egípcia e à ampliação dos horizontes intelectuais.
Juntamente com Gamal Abdel Nasser, Sadat pertenceu ao grupo de oficiais que libertou o Egito dos britânicos e depôs o rei Faruk. Mas, ao contrário de muitos homens envolvidos no governo do novo Estado, Sadat demonstrou estar mais interessado no bem-estar de seu povo do que no poder pessoal. Enquanto a luta pelo poder se intensificava, Sadat permanecia de certa forma, do outro lado, como um espectador atento, até que, com a morte de Nasser, as rédeas do Governo lhe vieram às mãos.
(…)
Em sua autobiografia, Anwar el-Sadat demonstra ser tão corajoso intelectualmente como já fora, em passado próximo, no terreno pessoal e político. Esta obra contém uma auto-análise e revelações significativas. Mostra-nos de maneira íntima a evolução de um homem até atingir a posição que ocupa actualmente: a de um líder de estrutura internacional brilhante, sem temor de encarar o julgamento da História.“
Da contracapa:
“ ‘AUTOBIOGRAFIA’ - ANWAR el-SADAT
EU, Anwar el Sadat, um camponês nascido e criado às margens do Nilo - onde pela primeira vez o homem presenciou a aurora dos séculos - apresento este livro aos leitores do mundo inteiro.
Esta é a história da minha vida, que configura ao mesmo tempo a história do próprio Egito desde 1918 - como a decretou o destino. Os acontecimentos da minha vida têm coincidido com os vividos pelo Egito durante esse período. Assim narro minha história por inteiro, não simplesmente como Presidente do Egito, mas como egípcio cuja vida tem estado intimamente ligada à deste país.
Creio que a minha vida é semelhante a de todos os homens: uma caminhada em busca da verdadeira identidade. Cada passo que tenho dado através dos anos é motivado pelo bem do Egito, destinando-se a servir à causa do direito, da liberdade e da paz.
Eis aí a imagem que de mim mesmo formei desde a infância. E agora, quando o panorama da minha vida se desdobra ante meus olhos, posso eu dizer que essa imagem pessoal, que se identifica com a do Egito, foi concretizada… ou mesmo reconhecida?
A resposta eu a deixo ao critério dos meus leitores.“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Capítulo 1
- De Mit Abul-Kum à prisão de Alienígenas
Capítulo 2
- A luta pela libertação do Egito
Capítulo 3
- O ‘Eu’ libertado. A cela 54
Capítulo 4
- A revolução de Julho de 1952
Capítulo 5
- Os revolucionários no poder
Capítulo 6
- A ineficácia do poder: O Egito, sob o Governo de Nasser de Julho de 1956 a Junho de 1967
Capítulo 7
- Intervalo: A luta pela sobrevivência
Capítulo 8
- A segunda revolução (15 de Maio de 1971)
Capítulo 9
- A guerra de Outubro
Capítulo 10
- O caminho para a paz
EPÍLOGO
APÊNDICES
I - A Mensagem dirigida pelo Presidente Sadat ao Presidente Leonid Brezhnev (30.VIII.1972)
II - Directiva do Presidente Sadat ao Comandante Chefe das Forças Armadas (1.X.1970)
III - Directiva estratégica do Presidente Sadat ao Comandante Chefe das Forças Armadas (5.X.1970)
IV - Telegrama do Presidente Sadat ao Presidente Hafez Al-Assad da Síria (20.X.1973)
V - Discurso do Presidente Sadat no Knesset Israelense (20.XI.1977)
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.