Angola - Descolonização & Guerra Civil - Uma obra das memórias dolorosas da experiência do autor, enquanto jovem militar oriundo do interior de Portugal, no norte desta antiga província ultramarina portuguesa
‘REGRESSO À GUERRA EM TEMPO DE PAZ’
De José Francisco Mendonça Tavares
Edição Alma Azul
Coimbra 2006
Livro com 116 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da badana:
“Estamos em Fevereiro de 1969, Caetano prossegue a política de Salazar e os jovens portugueses continuam a ser chamados a defender a Pátria. Poucos escapam a este imperativo nacional. Também José Francisco está na lista dos jovens mobilizados que irão combater para um continente distante e do qual nada conhece. Parte com a tristeza da separação. Maria da Conceição e Sebastião choram está sorte malvada de verem o seu único filho partir para tão longe. Mas não são os únicos a sofrer com a separação. Maria Alzira, jovem de Proença-a-Nova, tem os olhos embargados quando vê a primeira fotografia do Zé que chega de Angola.
Alguns anos mais tarde vai conhecer o sabor da felicidade. José Francisco regressa e com ele a grande vontade de viver. Para trás ficaram as recordações de uma guerra que não era a dele. José Francisco está agora agarrado ao ‘canudo’ que o faz entrar para uma vida profissional de que hoje se orgulha. De Santarém trouxe o gosto dos touros e a alegria das touradas e ainda tem na cabeça os ‘olés’ gritados ao Cordobez ao Manuel dos Santos e a tantos outros. Zé Francisco tinha lugar marcado na Monumental de Santarém e continua a ter em todas as praças da amizade. A exigência que coloca na construção de uma nova amizade não impede a abrangência de amigos que mantém há longos anos. Trata de igual forma e carinho amigos tão diferentes como os da ‘Ericeira’, urbanos e bem dispostos, os dos ‘Montes’, mais rurais e reservados e os de ‘Castelo Branco’ companheiros do dia-a-dia.
Sebastião agricultor de toda a vida, viu o seu filho partir para novas aventuras profissionais bem diferentes das que lhe permitiam a aldeia de que Zé Francisco tanto gosta. Sempre quadro superior das empresas onde trabalhou foi com determinação e saber que desempenhou as suas funções tendo mesmo, numa delas, exercido a presidência do conselho de Administração.
É hoje um avô babado e reconhece no Pedro e no Rodrigo a razão da enorme felicidade que o agarra à vida. Na bagagem da sua memória trás sempre Maria Alzira que o acompanha para todo o lado. Viajante no tempo, emocional de feitio, procura com rigor as razões precisas da vida. Sem fugir ao confronto directo, não dá descanso às emoções. Estas são capazes de o levar tão longe como o vento. E foram estas mesmas emoções que o levaram a Angola em Agosto de 2005.
Revisitou com Rodrigo os lugares ‘sagrados’ da sua memória de jovem alferes miliciano. No final da viagem despediram-se com um ‘adeus até ao meu regresso…’.“
Joaquim José Vicente
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Agradecimentos
PREFÁCIO
Por João António Pacheco Rodrigues (Tenente-coronel)
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
PREPARATIVOS DA VIAGEM LISBOA- LUANDA
Capítulo 2
LUANDA - SÃO SALVADOR
Capítulo 3
SÃO SALVADOR - CALAMBATA - CUIMBA
Capítulo 4
CUIMBA - LUVACA - MAQUELA - CUIMBA
Capítulo 5
CUIMBA - CALAMBATA - SÃO SALVADOR
Capítulo 6
SÃO SALVADOR - LUANDA - LISBOA
REFLEXÃO FINAL
Testemunho do Rodrigo
Glossário
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.