sábado, 7 de outubro de 2023

Portugal & Ultramar - ‘ANGOLA A PRETO E BRANCO’, de Nuno Porto (Coordenação) - Coimbra 1999 - Muito Raro;








Portugal & Ultramar - A obra debruça-se pela análise e divulgação das extraordinárias peças artísticas das populações angolanas do espólio do Museu do Dundo, em Angola 


‘ANGOLA A PRETO E BRANCO - Fotografia e Ciência no Museu do Dundo (1940-1970)’ 
De Nuno Porto (Coordenação) 
Edição do Museu Antropológico da Universidade de Coimbra 
Coimbra 1999 


Livro com 168 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Sinopse: 
‘ANGOLA A PRETO E BRANCO - Fotografia e Ciência no Museu do Dundo, 1940-1970’, Coordenação: Nuno Porto - Textos: Nuno Porto - José António Bandeirinha -Nélia Dias - Apresentação: Paulo Gama Mota (Coordenador do Museu Antropológico) - Fotografias: Agostiniano de Oliveira, Júlio Pedro (Fotógrafos da Diamang); Pinho Silva, Carlos Paiva (Missão de Recolha de Folclore Musical); António Barros Machado, Eduardo Luna de Carvalho (Laboratório de Investigações Biológicas); José Redinha, Mário Fontinha e Acácio Videira (Museu do Dundo); João Vicente Martins (Secção de Arqueologia e Pré-história); Carlos Barata (Museu Antropológico da UC) - Desenho Gráfico: João Bicker - Coimbra: Museu Antropológico da Universidade de Coimbra, 1999. Muito ilustrado com fotografias a p/b.

Primeira edição deste livro publicado por ocasião da exposição com o mesmo nome, realizada em Coimbra entre Maio e Dezembro de 1999 e que resultou de um trabalho de investigação sobre a utilização da imagem fotográfica no contexto colonial português, tomando como caso o museu do Dundo (Angola), e sobre as leituras que essa abordagem possibilita. 

Lê-se no texto de apresentação: 
‘Uma fotografia é uma representação, normalmente, de uma realidade exterior, cujo processo de construção é já uma manipulação, na medida em que qualquer representação do real o é. Ao procurar mostrar, ou deverei dizer revelar, diversas das formas que a manipulação da imagem e do discurso em seu torno podem assumir, usando, para o efeito, as fotografias do museu do Dundo, (...) Nuno Porto realizou uma inteligente desmontagem dos discursos construídos através e a partir dessas imagens fotográficas. (...) O tema considerado possibilita ainda uma interessantíssima reflexão sobre a lógica de constituição do museu do Dundo, bem como sobre as imagens que o regime colonial procurou construir de si próprio e o seu relevante papel na propaganda justificativa do regime. Finalmente, por se tratar do caso específico de um museu etnográfico, inscrito num programa social e político muito específico, a exposição explora ainda e procura problematizar o próprio trabalho de recolha, classificação e exibição do material museológico.’ 


Da contracapa: 
“Quando se trata de distribuir o conhecimento científico, a fotografia e o museu partilham uma série de características. Uma como o outro operam por selecção, fragmentando o real. Procedem por composição, reagrupando, em álbuns impressos ou no espaço confinado de uma vitrina, sala ou edifício, os fragmentos que produzem. Ambos são mediadores de algo que contêm, metafórica ou literalmente, e que é tornado presente ao espectador ainda que esteja distante, no tempo ou no espaço, ou ainda que seja uma entidade apenas pensada e cuja concretização física se estabelece no processo de mediação.“ 



Do ÍNDICE: 

ABERTURA - Por Paulo Gama Mota 
Desenhar a Preto e Branco 
- Por José António Bandeirinha 
Museografia de uma pesquisa em curso 
- Por Nélia Dias 

Agradecimentos 

NO ÁTRIO 

1. A Fotografia no Museu 
1.1 - A rede burocrática 
1.2 - A circulação do trabalho do museu 
1.3 - A fotografia como objecto 

2. Ordenar a LUNDA, Organizar o Museu 
2.1 - Ciências coloniais 
2.1.1 - Designar 
2.1.2 - Notação 
2.2 - O museu no campo 

3. O Museu na Companhia 
3.1 - Salvar a cultura nativa 
3.2 - O trabalho e a representação cultural 
3.2.1 - Mão de obra 
3.2.2 - Cultura nativa 
3.3 - A grande festa anual da Companhia 

4. Um Museu no Coração da África Negra 
4.1 - O enclave visto de fora 
4.2 - O museu fotografado 
4.3 - A fotografia exposta no museu 
4.4 - Museu, arquivo, fotografia 

5. O Museu em Fotografias 

NA GALERIA 

ANEXOS: 
I. - Quadros de Pessoal do Museu (1947, 1953, 1961, 1970) 
II. - Objectos das Colecções do Museu 
III. - Quadros de Empregados da Companhia (1932, 1940, 1950, 1963) 
IV. - Cronologia de Exposições Organizadas pelo Museu do Dundo 
V. - Colaboração do Museu com outras Instituições 

Índice das fotografias 
Bibliografia 


Preço: 52,50€; 

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