África & Guerra Civil - A Grande Reportagem da RTP1 de Portugal, efectuada nos inícios de 1984, que esteve com os guerrilheiros, a direcção da UNITA e o seu líder Jonas Savimbi nas áreas por eles controladas do sul de Angola e que o governo português proibiu após as pressões do governo de Luanda do MPLA, só seria exibida a 2 de Outubro de 1984…oito meses após!
‘GRANDES REPORTAGENS’ - ‘ANGOLA - A Guerra dos Robinsons’
De José Manuel Barata-Feyo (Coordenação e Direcção)
Edição Amigos do Livro Editores
Lisboa 1985
Livro de capas duras, sobrecapa e com 136 páginas, profusamente ilustrado (mais de 120 fotografias a cores) e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Informação:
“A transmissão da ‘Grande Reportagem’ sobre a UNITA só se efectuou em 2 de Outubro de 1984, oito meses depois de concluídas as filmagens. Este atraso anormal resultou designadamente de uma decisão arbitrária tomada pelos gestores Japão Tito de Morais, José Niza e Torres Pereira, colocados na RTP pelo governo PS/PSD. Uma deliberação vinculativa do Conselho de Comunicação Social da Assembleia da República acabaria por obrigar a RTP a transmitir a reportagem.“
Da contracapa:
“JOSÉ MANUEL BARATA-FEYO
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Nanterre, inicia em 1969, no ‘International Herald Tribune’, uma carreira jornalística que, em alguns anos, o conduz ao cargo de Director Assistente para a Europa, África e Médio Oriente do ‘New York News Service’. Em 1978 começa a sua colaboração com a RRP, na Informação 2, produz a série de programas ‘África 80’ - o único prémio internacional de informação ganho pela RTP - e regressa então a Lisboa, para ocupar o cargo de Director de Informação do segundo canal. Após três meses e meio no lugar pede a demissão, entra para o Gabinete de Projectos Especiais e cria a ‘Grande Reportagem’, programa que atinge rapidamente uma popularidade enorme e conquista, em 1981, o prémio ‘Vídeo da Informação’, da RTP. Em 1982 é atribuído ao jornalista o prémio ‘À Descoberta de Portugal’ e em 1983, em Argel, o prémio ‘Frantz Fanon’, da URTNA. Em 1984, em consequência da polémica surgida em torno da censura imposta pela RTP ao seu trabalho sobre a UNITA, Barata-Feyo é suspenso pelo Conselho de Administração da Televisão Portuguesa. Nesse mesmo ano funda, com um grupo de jornalistas de que fazem parte alguns dos seus principais colaboradores na RTP, a revista ‘Grande Reportagem’, de que é director.”
Do ÍNDICE:
Abertura
OBJECTIVO: A GUERRA EM ANGOLA
NAS ‘TERRAS DO FIM DO MUNDO’
O GATO E O RATO
“TUDO É PACÍFICO…”
- A situação interna e a democracia
- A UNITA e o Ocidente
- …E a África do Sul
- A negritude
- A religião
- As relações com Portugal…
- …Com os EUA
- …E com Luanda
DJAMBA
É-SE SEMPRE O ‘CUBANO’ DE ALGUÉM
PROFISSÃO: GUERRILHEIRO
“ESTES SELVAGENS QUE FIZERAM TREMER A INGLATERRA”
“AQUI BBC” - SOMOS NOTÍCIA !
Preço: 67,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.