Do 25 de Abril ao PREC - Um reportagem muito pormenorizada sobre os antecedentes e os acontecimentos que naquele dia de Abril de 1974 levaram os militares portugueses a derrubar o regime do Estado Novo, de Salazar e Marcelo Caetano e a prognosticar o fim do império colonial, da autoria de 2 jornalistas brasileiros que viveram in loco a revolução
'PORTUGAL - OS NOVOS CENTURIÕES'
De Pierre Audibert e Daniel Brignon
Edição difel
Rio de Janeiro 1974
Livro com 214 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“Os autores são dois jovens jornalistas franceses que acompanharam pari-passu todo o desenvolvimento do processo revolucionário que explodiu no dia 25 de Abril de 1974 e continuou num crescendo fantástico de ebulição política até às eleições do novo 25 de Abril de 1975.
‘OS NOVOS CENTURIÕES’ é o relato jornalístico, dos fatos como se foram sucedendo, com alguns comentários paralelos, passando pelo episódio da fuga e do asilo do General Spínola no Brasil, chegando às primeiras eleições livres - após 50 anos de eleições dirigidas - e o período pós-eleitoral num Apêndice de Rodolfo Konder jornalista brasileiro. Inclui o ‘Programa do MFA’.”
Da badana:
“No dia 24 de Abril de 1974, no fim da noite, eleva-se um canto na frequência da Rádio Renascença de Lisboa. É o sinal: nas principais cidades, os capitães do Movimento das Forças Armadas dão às suas tropas a ordem de marchar sobre a capital.
Em 25 de Abril , sem efusão de sangue, Portugal mudou de regime. E o mundo constata, estupefacto, que um golpe de Estado não é forçosamente de extrema direita e que, pela primeira vez, soldados aceitam partilhar o poder com militantes socialistas e comunistas.
E eis que o general Spínola, celebrizado na guerra colonial, ‘líquida’ o que restava do Império português. Milhões de homens e de mulheres descobrem o fascínio da democracia. Os problemas económicos, sociais e políticos permanecem. Porém a esperança, esta ideia nova em Portugal, mostra-se bem viva.
Em 30 de Setembro, novo golpe teatral: o general Spínola demite-se ruidosamente, como se as coisas tivessem caminhado rápido demais para o militar da velha escola. Deixa o seu posto aos jovens capitães do 25 de Abril, e seu amigo, o general Costa Gomes, o substitui na Presidência da República, enquanto o coronel - promovido a general - Vasco Gonçalves, o homem forte do regime, prossegue à frente do governo. Uma nova página foi virada.
Os autores deste livro - grandes repórteres, que se encontraram na ocasião da criação do cotidiano francês ‘Libération’, dirigido por Jean-Paul Sartre -, puderam acompanhar in loco as peripécias do ‘Maio’ português, o das flores e dos cravos, em particular, realizando uma reportagem viva, documentada, fundindo informações e entrevistas, num conjunto que se lê como um romance.“
Do ÍNDICE:
I. O 25 DE ABRIL DE 1974
1. - Os comandos da noite
2. - Os soldados da madrugada
3. - A queda de Caetano
4. - O poder da rua
5. - A tomada da Bastilha
6. - O Estado-Maior na sombra
II. A HISTÓRIA DO MOVIMENTO
1. - O nascimento
2. - Os ‘Puros’ e os ‘Espúrios’
3. - Os Novos Centuriões
III. O APÓS MAIO
1. - A Festa (1.* de Maio - 15 de Maio)
2. - Os militares nas fábricas (10 de Maio - 1.* de Junho);
3. - Geometria variável (20 de Maio - 17 de Julho)
4. - E se fosse possível
PROGRAMA DO MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS
POSFÁCIO
AS ELEIÇÕES DE 25 DE ABRIL DE 1975 - E o quadro pós-eleitoral
(Apêndice)
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.